O que é Upscaling e quais dispositivos têm a tecnologia?

Adaptação de resolução; saiba o que é Upscaling e quais dispositivos têm a tecnologia de otimização de vídeos digitais

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é Upscaling e quais dispositivos têm a tecnologia (Imagem: Fabio Silva/Unsplash)
O que é Upscaling e quais dispositivos têm a tecnologia (Imagem: Fabio Silva/Unsplash)

Com a chegada da tecnologia dos aparelhos 4K, a função é necessária para poder visualizar conteúdos inferiores. Veja abaixo, o que é upscaling e quais os dispositivos têm a tecnologia de otimização e adaptação de vídeos para as telas de maior resolução. O upscaling “força” a imagem de menor resolução a utilizar todo o espaço da tela na nova escala.

O que é Upscaling?

Muitas TVs modernas agora têm resolução de 4K, com a resolução 3840 x 2160 pixels, embora o padrão “Full HD” ou 1080p (1920 x 1080) ainda esteja muito presente. 

O grande problema é que nem todo o conteúdo que se assiste está em 4K, especialmente o conteúdo mais antigo. Para poder exibir imagens e vídeos de baixa resolução em telas de alta resolução, as TVs executam a função chamada upscaling.

Uma tela de 4K tem exatamente quatro vezes a resolução de uma tela de 1080p, o que significa que para fazer um upscaling simples, poderia apenas exibir cada pixel de um vídeo 1080p em um quadrado de quatro pixels em uma tela 4K. 

O problema é não parecer muito bom, cada pixel do conteúdo seria maior do que o pretendido, fazendo com que a imagem parecesse em blocos.

O que é Upscaling e quais dispositivos têm a tecnologia (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)
Televisores 4K adaptam formatos antigos a nova escala (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)

Existe Upscaling com qualidade?

Quando o upscaling é bem feito, pode ser difícil distinguir o conteúdo originalmente gravado em uma resolução mais alta. A falta de detalhes finos pode ser mais aparente na imagem de pessoas, detalhes como imperfeições da pele muitas vezes podem acabar sendo suavizados, o que pode causar uma aparência que lembra cera ou fosca.

O upscaling quase sempre é executado quando o conteúdo é reproduzido, geralmente pela TV ou outro dispositivo de reprodução, computadores e celulares. No caso da remasterização de filmes antigos, o aumento da escala pode ser executado antes da reprodução e, em seguida, combinado com técnicas de processamento mais demoradas para “limpar” a imagem tanto quanto possível.

Dispositivos com Upscaling

Normalmente, temos um grupo de dispositivos que processam o upscaling, como a questão envolve imagens de vídeo, a lista se restringe a equipamentos que executam a reprodução destes.

  • Televisores 4K: LG CX, Sony A9G, Samsung Q80T, entre outros;
  • Placas de vídeo para PCs: AMD FidelityFX, Nvidia RTX 2080 Ti;
  • Smartphones;
  • Conversores e aparelhos de TV Box 4K.
  • Consoles da última geração.

Com informação: HowToGeek, Nvidia, Technipages.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Video scaler na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados