O que é um Upscaler?

Se quer a melhor qualidade de imagem possível para usar seus aparelhos mais antigos com a sua TV moderna, conheça o upscaler

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Mas o que é um Upscaler?
Há opções diferentes de upscalers (Imagem: YouTube / Game Sack)

Conseguir a melhor imagem possível em televisões ou monitores não é tão fácil quanto parece, ainda mais depois da chegada dos aparelhos que têm resolução 4K. Elevar a qualidade da imagem de seus jogos, filmes ou séries pode exigir, muitas vezes, o uso de aparelhos externos. Então vamos entender melhor o que é um upscaler e se você realmente precisa de um.

O que é um Upscaler?

O upscaler é um pequeno acessório que serve para aumentar a resolução de imagem de aparelhos em televisões modernas. Ele pega a imagem da fonte e a escalona para níveis como 1080p (Full HD) e até mesmo 1440p (2560 X 1440 pixels) em certas situações. Desta forma, aquele aparelho de DVD antigo ou o seu console de videogame empoeirado podem voltar à vida, alcançando níveis visuais que não pensávamos serem capazes.

Um exemplo: um aparelho de DVD traz, normalmente, uma resolução de 480i. Isso é o mesmo das antigas televisões de tubo, as CRT, então se usar esse produto em uma TV 4K, a imagem ficará feia e cheia de defeitos. Consoles de videogames antigos têm a mesma resolução ou até mesmo abaixo desse número, deixando a experiência no mínimo desconfortável.

Sendo assim, muitas empresas acabam trazendo televisões com opções de upscaling internamente, porém não alcançando uma qualidade competente. Já outras empresas criaram seus próprios aparelhos de upscaler para vender à parte, em especial com o mercado retrogamer em foco.

Por fim, as outras opções de resolução são, de forma crescente:

  • 480i / 480p;
  • 576i / 576p;
  • 720p;
  • 1080i / 1080p;
  • 1440p;
  • 4K;
  • 8K.

Os upscalers lançados até 2021 só escalonam a resolução da imagem até, no máximo, 1440p.

Upscaler e as resoluções de imagem
As resoluções de imagem são bem diferentes entre si (Imagem: Reprodução/Wikipedia)

Você precisa de um?

Os aparelhos chamados de upscalers não são itens baratos. Muitas vezes superando a faixa de R$500,00, eles são muito requisitados por pessoas que querem jogar seus consoles de videogame antigos ou usar aquele bom e velho video-cassete para manter a nostalgia em dia. Lembrando que ter uma TV de tubo não é algo fácil hoje em dia.

Um upscaler só se faz necessário nesses casos, já que filmes e séries podem ser vistos em 4K ou Full HD via streaming ou aparelhos modernos de Blu-Ray. Como o saudosismo está em evidência na cultura pop, é de entender que muitas pessoas querem buscar por esse sentimento.

Mas, e você? Tem interesse em usar um upscaler? Conta para a gente em qual aparelho você conectaria o seu upscaler.

Com informações: Game Sack.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Video scaler na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados