O que é a densidade de pixels (PPI) em uma tela?
A densidade de pixels de uma tela é expressa em pixels por polegada (PPI); entenda como essa especificação está relacionada com a qualidade de imagem
A densidade de pixels de uma tela é expressa em pixels por polegada (PPI); entenda como essa especificação está relacionada com a qualidade de imagem
PPI (“pixels per inch”, na sigla em inglês, ou “pixels por polegada”) é uma medida que indica a densidade de pixels de uma tela. O conceito traça uma relação entre a resolução e o tamanho do display. De forma geral, quanto maior a densidade de pixels da tela, melhor é a nitidez da imagem.
Um pixel é um ponto que representa a menor unidade de uma imagem digital. As telas são formadas por milhares ou milhões de pixels organizados em linhas e colunas.
Os pixels não têm o mesmo tamanho em todas as telas. É por isso que existe a medida de densidade de pixels, abreviada como PPI. Ela indica quantos pixels o display concentra em uma polegada.
Quanto maior o PPI, mais nítida é a imagem exibida. Isso porque mais pixels são concentrados em uma polegada de tela.
Já uma tela com baixa densidade usa menos pixels de maior tamanho para preencher o espaço, o que leva a imagens quadriculadas ou pixelizadas.
A densidade de pixels é calculada com base na resolução e no tamanho da tela.
Um display de 6 polegadas com 720p tem densidade de pixels muito maior do que uma TV de 32 polegadas com a mesma resolução. Porém, se a TV é observada de uma distância razoável, seus pixels não são identificados facilmente.
Cada tipo de dispositivo tem uma distância focal que determina a sua densidade de pixels ideal, que não prejudica a qualidade de imagem ou a experiência do usuário:
É comum o fabricante informar o PPI na página web do dispositivo, principalmente quando o número é alto. Mas, após certo limite, ter maior densidade de pixels não traz ganhos para a qualidade de imagem. Em um celular hipotético de 6 polegadas, é improvável que você note a diferença entre 400 e 500 ppi.
A densidade de pixels não é a única característica que determina a qualidade de imagem de uma tela. Entre outros fatores estão:
O cálculo é feito com a aplicação do Teorema de Pitágoras para a descoberta da resolução na diagonal da tela. Depois, esse número é dividido pelo tamanho do visor. Para facilitar essa tarefa, pode-se buscar na web por calculadoras de PPI online ou na forma de aplicativo.
Enquanto PPI significa “pixels por polegada”, o DPI indica “pontos por polegadas” (“dots per inch”). Não é incomum ambas as medidas serem tratadas como sinônimos. Porém, o DPI foi criado para medir a densidade de impressões em papel, cabendo ao PPI apontar medidas especificamente para imagens digitais.