O que é a tecnologia Crystal UHD das TVs da Samsung?
TVs Samsung Crystal UHD têm resolução 4K e processador próprio Crystal 4K para melhorar qualidade de imagem; entenda funcionamento da tecnologia
TVs Samsung Crystal UHD têm resolução 4K e processador próprio Crystal 4K para melhorar qualidade de imagem; entenda funcionamento da tecnologia
A linha Samsung Crystal UHD é composta por TVs 4K de entrada. Cada modelo conta com um processador Crystal 4K focado em gerar a melhor qualidade de imagem possível, mesmo se o conteúdo reproduzido não tiver alta resolução.
Os primeiros modelos com a marca Crystal UHD foram as TVs Samsung TU8000 e TU7000, lançadas em 2020. Ela trouxeram atributos que se tornaram marcantes na linha, como bordas infinitas, controle remoto que funciona com outros dispositivos e, nas versões mais avançadas, assistentes de voz.
As TVs da linha Crystal UHD têm tela LCD do tipo VA, que normalmente oferecem taxas de contraste e gama de cores mais altas do que no padrão IPS.
A luz de fundo (backlight) é feita com LEDs no arranjo Edge-lit, que ocupam as bordas da tela. Esse arranjo oferece menor eficiência em local dimming (ou micro dimming) do que modelos Full-array.
De acordo com a Samsung, o nome Crystal UHD é uma referência às nanopartículas cristalinas que ficam acima do backlight. Elas têm a função de fazer a luz gerada ser mais branca. Por isso, os pixels seguem 100% do esquema RGB (vermelho, verde e azul), dispensando subpixels brancos.
Já o processador Crystal 4K consegue ajustar a resolução de imagem para deixá-la o mais próximo possível do 4K, processo conhecido como upscaling.
Crystal UHD vs Crystal LED
Não confunda o Crystal UHD da Samsung com a Sony Crystal LED, uma tecnologia baseada em MicroLED usada em telas profissionais de grande porte.
Os modelos de TV da linha Crystal UHD oferecem os seguintes recursos e benefícios:
Se comparadas a outras linhas da Samsung ou de concorrentes, as TVs Crystal UHD podem apresentar as seguintes desvantagens relacionadas ao tipo de painel utilizado:
É possível ativar o HDR indo em “Configurações” e em “Imagem”. Ali, procure o item “Modo de Visualização Especial” e ligue a opção “Modo HDR+”. Em alguns modelos, o recurso pode estar dentro de “Definições” / “Definições Avançadas”.
Pode-se ter uma boa experiência conectando um Xbox, PlayStation ou Nintendo Switch a uma TV Crystal UHD. Além disso, alguns modelos da linha têm suporte ao Gaming Hub, plataforma para jogos nas nuvens. Porém, para games mais movimentados, a taxa de atualização de 60 Hz pode ser uma limitação importante.
UHD é a sigla para Ultra High Definition (Ultra Alta Definição), que costuma ser tratada como sinônimo para 4K. Isso porque ambos os nomes se referem a resoluções como 3840×2160 pixels e 4096×2160 pixels. Quanto maior a resolução, maior o detalhamento da imagem, pois a densidade de pixels (PPI) aumenta.
Nosso comparativo mostra, em detalhes, as diferenças entre as tecnologias derivadas do LCD, incluindo QLED, NanoCell e Crystal UHD.
Abaixo, você confere um resumo dos principais rivais do Crystal UHD:
TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos para reproduzir imagens com maior gama de cores e brilho. Modelos Neo QLED trazem ainda um backlight de MiniLED, permitindo maior controle na iluminação do que TVs Crystal UHD, que usam LEDs convencionais como luz de fundo.
Por terem recursos mais sofisticados, TVs QLED e Neo QLED tendem a ser mais caras do que as Crystal UHD, embora isso dependa também das dimensões do produtos.
TVs NanoCell da LG também utilizam painel LCD, mas tendem a oferecer maior volume e fidelidade de cores do que as Samsung Crystal UHD, pois usam um filtro de nanopartículas que remove tons indesejados.
As TVs LG QNED combinam a tecnologia NanoCell e a de pontos quânticos com um painel LCD. Com isso, elas costumam exibir preto mais profundo e maior nível de brilho do que modelos Samsung Crystal UHD, concorrendo diretamente com a linha Samsung QLED.