O que é LG QNED? Conheça as vantagens da tecnologia de tela usada em TVs

LG QNED é capaz de exibir 100% do volume de cores nas TVs e tem pretos mais profundos; entenda como funciona a tecnologia

Emerson Alecrim Paulo Higa
Por e
• Atualizado há 11 meses
TV LG QNED99 com miniLED (imagem: divulgação/LG)
TV LG QNED99 com miniLED (imagem: divulgação/LG)

LG QNED é uma linha de smart TVs 4K e 8K que une a tecnologia NanoCell a uma camada de pontos quânticos (quantum dots) para aumentar os níveis de brilho e cores de telas LCD. Em modelos avançados, há ainda a adição da tecnologia MiniLED, para maior precisão de cores, melhorando a qualidade de imagem.

A marca LG QNED surgiu em 2021, no lançamento das TVs LG QNED90, QNED95 e QNED99. Esse tipo de tela é diferente do Quantum Dot Nanorod LED (QNED), que está em fase de desenvolvimento pela Samsung Display e se assemelha mais ao OLED.

Significado de QNED na LG

No mercado, entende-se que o significado de QNED na LG é Quantum Nano Emitting Diode. No entanto, a marca nunca confirmou essa denominação.

Como funciona o LG QNED?

Telas de TVs LG QNED são formadas por um painel LCD (cristal líquido), um filtro de nanopartículas (NanoCell) e uma camada de pontos quânticos (componentes semicondutores também atuam como um filtro de cor quando submetidos à luz).

A junção dessas tecnologias permite que tela alcance 100% do volume de cores DCI-P3, resultando em imagens mais realistas do que as de TVs LCD convencionais.

Os modelos mais básicos contam com LEDs para retroiluminação, uma vez que cristais líquidos não emitem luz própria.

LG QNED MiniLED

TVs LG QNED mais avançadas também oferecem níveis de brilho e contraste melhores devido à tecnologia MiniLED aplicada ao backlight (luz de fundo). Os primeiros televisores do tipo foram lançados com cerca de 30.000 desses componentes distribuídos uniformemente pela tela.

Painel LCD com miniLEDs, que podem ficar atrás de uma camada de pontos quânticos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Painel LCD com miniLEDs, que podem ficar atrás de uma camada de pontos quânticos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Como miniLEDs são controlados por meios de zonas de escurecimento (local dimming), grupos deles podem ser desativados para gerar um efeito de preto profundo. No entanto, TVs OLED são melhores nesse quesito porque controlam a iluminação dos pixels individualmente, não em zonas.

Vantagens do LG QNED

O uso de pontos quânticos e miniLEDs fazem as TVs QNED oferecem várias vantagens, como:

  • Sem cores desbotadas: os pontos quânticos contribuem para a tela exibir alto volume de cores, podendo chegar a 100% do espectro DCI-P3;
  • Preto mais profundo: TVs QNED costumam ter local dimming com centenas de zonas de iluminação. Logo, regiões escuras de uma cena podem ficar mais próximas do preto;
  • Risco de burn-in reduzido: TVs LG QNED têm menor risco de queima ou desgaste de pixels do que TVs OLED, pois telas são baseadas em LCD. Isso favorece a durabilidade do equipamento;
  • Mais brilho: TVs QNED avançadas alcançam maiores níveis de brilho devido ao uso de miniLEDs como backlight;
  • Relação de contraste aprimorada: os miniLEDs também melhoram o contraste da tela. Nas TVs LG QNED mais sofisticadas, essa relação chega a 1.000.000:1;
  • Ângulos melhorados: a visualização sob ângulos laterais é mais ampla do que em TVs LCD convencionais, em parte porque o filtro de cor atenua tons opacos;
  • Custo-benefício: TVs QNED tendem a ter preço mais baixo do que modelos OLED por causa da fabricação menos complexa.

Desvantagens do LG QNED

Apesar de melhorar vários aspectos da tecnologia LCD, TVs LG QNED ainda podem sofrer com algumas desvantagens desse tipo de painel:

  • Contraste inferior ao OLED: a taxa de contraste de TVs QNED é inferior em relação ao OLED devido ao uso de backlight; a profundidade de preto também é afetada por essa iluminação de fundo. No entanto, a linha ainda supera telas LCD comuns nesses quesitos.
  • Ângulo de visão menores que no OLED: os ângulos de visão do QNED são inferiores às TVs OLED, apesar de superiores em relação a painéis LCD comuns;
  • IPS Glow: TVs QNED baseadas em LCD do tipo IPS estão sujeitas ao IPS Glow, um brilho nas quinas da tela que reduz a uniformidade de preto.
TV LG QNED99 (imagem: divulgação/LG)
TV LG QNED99 (imagem: divulgação/LG)

Tecnologias similares

Algumas tecnologias são frequentemente associadas ao QNED. Nosso comparativo entre LCD, OLED, QLED, QNED, NanoCell e MicroLED dá mais detalhes sobre as diferenças entre os tipos de tela. Eis um resumo:

LG QNED vs Samsung QLED

As linhas LG QNED e Samsung QLED são parecidas, pois ambas utilizam pontos quânticos sobre o LCD. Quando associadas a um backlight de miniLEDs, elas recebem os nomes LG QNED MiniLED e Samsung Neo QLED.

De modo geral, LG QNED e Samsung QLED melhoram volume de cores, contraste e brilho. Para identificar as diferenças em qualidade de imagem, é necessário comparar produtos específicos lado a lado.

LG QNED vs OLED

As TVs OLED oferecem maior profundidade de preto, contrastes intensos e cores mais vivas do que as da linha LG QNED. Entretanto, TVs LG QNED têm custo por polegada menor e oferece outras vantagens, como mais brilho e baixo risco de burn-in, o que resulta em maior durabilidade.

LG QNED vs LG NanoCell

TVs LG QNED tendem a entregar maior volume de cores do que as TVs da linha NanoCell, pois adicionam pontos quânticos ao filtro de nanopartículas da marca, reproduzindo cores ainda mais puras. Além disso, os modelos de LG QNED mais avançados têm backlight de MiniLED para maior controle de iluminação, contribuindo para a precisão de cores.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LG QNED na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados