O que é quantum dot (QD), a tecnologia de pontos quânticos usada em telas?
Nanocristais semicondutores são usados em telas QLED e QD-OLED; entenda para que servem os quantum dots e quais os seus benefícios
Nanocristais semicondutores são usados em telas QLED e QD-OLED; entenda para que servem os quantum dots e quais os seus benefícios
Pontos quânticos (quantum dots ou QD) são nanopartículas de semicondutores utilizadas para aumentar a precisão e a intensidade das cores em telas. A tecnologia é encontrada em TVs e monitores QLED e QD-OLED, mas também tem outras aplicações – como painéis fotovoltaicos, para geração de energia solar, e equipamentos para medicina de precisão.
Os pontos quânticos foram descobertos pelo físico russo Alexey Ekimov, em 1981. O pesquisador notou o fenômeno da fluorescência ao sintetizar nanocristais de cloreto de cobre em uma matriz de vidro. Mas a primeira TV quantum dot só foi lançada pela Sony em 2013, com a linha Triluminos.
Os pontos quânticos são nanocristais feitos de materiais semicondutores, como o seleneto de cádmio (CdSe). Normalmente, eles têm dimensões entre 2 e 10 nanômetros, e são adicionados às telas na forma de uma fina camada.
Em painéis LCD mais sofisticados, pontos quânticos são usados como filtros de cor. Ao receberem fótons gerados pelo backlight de LED, as nanopartículas reemitem luz em cores no arranjo RGB (vermelho, verde e azul) para iluminar cada pixel.
Pelo processo de confinamento quântico, que ocorre quando elétrons ficam limitados a estruturas extremamente pequenas, o comprimento de onda de luz é ajustado ao tamanho de cada nanopartícula. Como cada cor tem um comprimento de onda específico, é possível utilizar pontos quânticos maiores ou menores para obter cores distintas.
Uma camada de quantum dots também pode ser adicionada a visores OLED. Neste caso, o material orgânico que forma a tela emite uma luz azul que flui para os pontos quânticos de modo que as demais cores sejam geradas. Com isso, não é preciso existir uma camada de backlight.
Os pontos quânticos têm as seguintes vantagens e desvantagens quando são usados na fabricação de telas:
Quantum dots são usados em TVs já disponíveis comercialmente e em tecnologias ainda em desenvolvimento. Nosso comparativo mostra em detalhes as diferenças entre telas QLED, QNED e QD-OLED, entre outras.
Abaixo, você confere um resumo das principais tecnologias de telas com pontos quânticos: