LG promete atualizar novas TVs com webOS por 5 anos

Programa webOS Re:New vai disponibilizar cinco anos de atualizações para TVs lançadas a partir de 2024 e modelos anteriores de topo de linha

Giovanni Santa Rosa
Por
Ilustração de TV LG em uma sala de estar
Novas TVs QNED da LG serão apresentadas em Las Vegas (EUA), na CES 2024 (Imagem: Divulgação/LG)

A LG anunciou que suas TVs lançadas a partir de 2024 terão cinco anos de atualizações do sistema operacional webOS. O anúncio veio acompanhando as novas linhas de televisores da marca, que serão apresentadas na CES 2024. A feira acontece em janeiro, na cidade de Las Vegas (EUA), e o Tecnoblog estará lá.

A informação consta no texto de lançamento da linha 2024 da família de TVs QNED:

Com o programa webOS Re:New, a LG está oferecendo um upgrade para a versão mais recente da plataforma webOS para dar aos donos de smart TVs a experiência de usuário mais atualizada pelos próximos cinco anos.

O texto também diz que a cobertura inclui os modelos QNED Mini Led 8K lançados em 2022 (as séries QNED99 e QNED95) e será estendida para modelos adicionais da linha QNED no futuro.

TV LG QNED99 com miniLED (imagem: divulgação/LG)
TV LG QNED99 com miniLED (imagem: Divulgação/LG)

Uma nota de rodapé, porém, acrescenta que as atualizações não cobrem o desempenho do hardware, recursos ou durabilidade. Isso não chega a ser inédito quando se trata de um suporte longo: iPhones antigos, por exemplo, recebem versões novas do iOS, mas não têm acesso a todas as novidades do sistema. Provavelmente saberemos mais sobre isso na CES.

Atualizações à parte, a nova linha de TVs QNED da LG traz, como destaques, um aumento de 1,3x no desempenho de IA, 2,3x nos gráficos e 1,6x na velocidade. Entre os recursos, os televisores incluem suporte ao Wow Orchestra, que sincroniza o som do aparelho ao da soundbar, inteligência artificial para identificar objetos e melhorar imagens, e design com apenas 29 mm de espessura.

Empresas investem mais em atualizações

Cada vez mais, as empresas estão se comprometendo com atualizar aparelhos por períodos mais longos. Um exemplo recente é do smartphone Pixel 8, do Google, que deve ganhar atualizações do Android por sete anos.

Pixel 8 Pro
Pixel 8 Pro terá sete atualizações do Android (Imagem: Divulgação/Google)

Já os celulares da Samsung vêm com garantias de updates para até quatro anos para o Android e cinco para os pacotes de segurança, no caso dos aparelhos de topo de linha. A marca sul-coreana estaria estudando aumentar o prazo dos updates de segurança para seis anos, como resposta ao Pixel.

Com informações: LG, The Verge, TechRadar

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados