LG vai licenciar webOS para smart TVs de outras fabricantes

webOS poderá ser utilizado em televisões de outras marcas, assim como acontece com Amazon Fire TV, Android TV e Roku TV

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Outras fabricantes de smart TVs também terão acesso ao webOS. Seguindo os passos de Amazon, Google e Roku, a LG afirmou nesta terça-feira (23) que vai licenciar o sistema operacional encontrado em suas televisões para outras empresas. A Ayonz, Konka e RCA estão entre as marcas que demonstraram interesse na plataforma.

A LG permitirá que as empresas utilizem o sistema em suas televisões. Em comunicado à imprensa, a companhia disse que a novidade “tem o potencial de remodelar o negócio de TV para provedores de tecnologia e conteúdo, enquanto aumenta significativamente a presença e destaque da LG no mercado global de entretenimento doméstico”.

A estratégia se aproxima de ações praticadas por outras companhias. É o caso da Roku, que tanto possui dispositivos próprios, como o Roku Express, quanto libera a plataforma Roku TV para outras fabricantes, como a televisão AOC S5195. Amazon e Google atuam da mesma maneira com o Fire TV e o Android TV, respectivamente.

Ainda assim, isso não significa que a LG irá disponibilizar o webOS 6.0 às demais empresas logo de cara. Ao The Verge, a marca sul-coreana afirmou que o licenciamento começará pelo webOS 5.0, que não traz a nova interface anunciada em janeiro.

LG anuncia webOS 6.0 com mudanças na interface (Imagem: Divulgação/LG)

LG anuncia webOS 6.0 com mudanças na interface (Imagem: Divulgação/LG)

LG revela webOS 6.0 com nova interface

Durante a CES 2021, a LG anunciou o webOS 6.0. A atualização chama a atenção devido ao visual remodelado, que garante uma nova tela inicial para “atender às necessidades de mudança dos hábitos de consumo de conteúdo dos espectadores”. Nela, os usuários têm acesso aos apps mais utilizados e às recomendações de conteúdos.

Além do update, a LG ainda demonstrou seu novo controle remoto. O destaque fica pela função chamada Magic Tap, que utiliza NFC para compartilhar conteúdos do celular à televisão ou vice-versa. O Magic Remote ainda possui teclas de acesso rápido à Amazon Prime Video, Alexa, Disney+, Google Assistente e Netflix.

Com informações: Engadget e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados