O que é e como funciona a Galaxy SmartTag da Samsung?

Galaxy SmartTag é um dispositivo da Samsung que ajuda a localizar outros objetos perdidos, por meio da tecnologia Bluetooth

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 11 meses
Samsung Galaxy SmartTag (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung Galaxy SmartTag (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung apresentou a Galaxy SmartTag junto da linha de smartphones Galaxy S21, em fevereiro de 2021. Trata-se de um dispositivo que ajuda a encontrar outros objetos perdidos, com o rastreamento feito pela tecnologia Bluetooth. Continue comigo e entenda como funciona.

A Galaxy SmartTag usa o Bluetooth 5.0 para se comunicar com outros dispositivos da linha Galaxy e permitir o rastreamento de objetos ao qual está acoplada. O localizador parece um chaveiro e, por ser pequeno e leve, pode ser preso a vários itens, desde chaves, mochilas, bolsas, bicicletas ou mesmo coleiras de animais de estimação.

A tecnologia permite encontrar até mesmo objetos (ou animais) que estejam bem distantes. Isso porque a SmartTag envia um sinal para outros aparelhos Galaxy próximos dela, criando uma rede de comunicação, até estabelecer o contato entre a SmartTag e o Galaxy que a está procurando.

Galaxy Find Network ajuda encontrar SmartTags mais distantes (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Find Network ajuda encontrar SmartTags mais distantes (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung diz que essa rede, a Galaxy Find Network, tem criptografia de ponta a ponta para que toda a comunicação com os demais aparelhos Galaxy não possa ser rastreada, sem comprometer os dados de outros usuários envolvidos no processo.

A bateria intercambiável promete até 300 dias de duração. Também há um botão central para controlar outros aparelhos inteligentes registrados no aplicativo SmartThings. O acessório pode ser configurado para ligar ou desligar uma TV ou acender as luzes, por exemplo.

Ao se aproximar da Galaxy SmartTag, dentro de 120 metros de distância (se não houver obstáculos) do smartphone, ela passará a emitir um som para ajudar na localização. Já que o Bluetooth não consegue ter a precisão de um GPS.

Vale ressaltar que o acessório também pode ser usado com outros aparelhos, pelo aplicativo Samsung SmartThings. No entanto, a Galaxy Find Network, para encontrar um item além dos 120 metros com ajuda de outros smartphones da sul-coreana, está restrita aos aparelhos Galaxy.

Galaxy SmartTag+

A SmartTag+ é uma “evolução” da SmartTag tradicional. Isso porque, ao invés de usar Bluetooth, adota a tecnologia sem fio UWB (ultra wideband), qual permite ter mais precisão na localização, melhor desempenho sob obstáculos físicos, além de poder guiar o usuário na direção certa do objeto perdido.

UWB permite obter direções para localizar SmartTag+ (Imagem: Divulgação/Samsung)
UWB permite obter direções para localizar SmartTag+ (Imagem: Divulgação/Samsung)

O funcionamento da Galaxy SmartTag+ é o mesmo do modelo anterior, a única melhora é em relação à tecnologia implementada.

Com informações: Samsung.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados