Início / TB Responde / Gadgets /

O que é DisplayPort?

Projetado em 2006 para ser uma interface de transferência de dados, o DisplayPort funciona como um cabo HDMI — mas não o substitui

Lucas Lima

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O DisplayPort (DP) é um padrão aberto criado pela Video Electronics Standards Association (VESA) para substituir os antigos VGA e DVI. É a primeira interface de exibição que usa a tecnologia de empacotamento de dados, como é no cabo de rede (Ethernet), USB e o barramento PCI Express. Continue aqui comigo para saber mais sobre suas configurações e uso.

O DisplayPort (DP) é uma interface de transferência de dados, especialmente áudio e vídeo, entre uma fonte (computador, videogame, notebook) para outro dispositivo de reprodução (uma TV ou monitor).
O que é DisplayPort? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O DisplayPort (DP) é uma interface de transferência de dados, especialmente áudio e vídeo, entre uma fonte (computador, videogame, notebook) para outro dispositivo de reprodução (uma TV ou monitor) em alta definição — apesar de bem parecido com o cabo HDMI, ele não o substitui ou vice-versa.

Com a tecnologia de empacotamento de dados, tanto a transferência de dados (áudio e vídeo) quanto o clock são baseados em pequenos pacotes enviados da fonte para o monitor, ao contrário dos padrões de VGA e DVI que são conectados por pinos para transferir o clock por cada uma das saídas.

Uma interface DP é composta por 20 pinos, com conexões de linha, auxiliares e terra. O bitrate pode chegar a 32,4 gigabits por segundo quando usadas todas as linhas para a transferência de dados.

Por conta dessa taxa de transferência e o suporte a alta resolução (até 7680×4320 pixels), o DisplayPort é encontrado em dispositivos mais profissionais (ou parrudos), para que atendam uma demanda que não é suprida pelo HDMI.

DP permite conectar até seis monitores (dependendo da GPU do computador) ao mesmo tempo, enviando os dados da origem por canais de áudio e vídeo independentes, por uma única conexão.

Para quem é interessante?

Teclado gamer. (Imagem: Axville/Unsplash)
DisplayPort pode ser uma opção interessante para quem é gamer. (Imagem: Axville/Unsplash)

Apesar de o HDMI estar presente na maioria dos dispositivos destinados a consumidores finais, o DisplayPort ainda deve ser considerado por alguns usuários.

Para gamers, a interface DP é a única que suporta a tecnologia G-Sync da Nvidia, para permitir que o monitor trabalhe com taxas de atualização variáveis e sincronizadas com a placa gráfica do computador.

Usuários que trabalham com vários monitores também podem se beneficiar com interface, visto que é possível conectar vários dispositivos por um único cabo, seja por conexão em cascata (um ligado ao outro) ou hubs DisplayPort, para conectar vários cabos no computador.

E o Mini DisplayPort?

O Mini DisplayPort (mDP) é uma miniturialização do DisplayPort. Para alguns dispositivos como notebooks, uma interface mDP ocupa menos espaço que o conector convencional.

Cabo mini-DisplayPort. (Imagem: reprodução/Americanas)
Cabo mini-DisplayPort. (Imagem: reprodução/Americanas

O Mini DisplayPort também pode ser encontrado como Thunderbolt, mas enquanto o segundo se trata de uma tecnologia de transferência de dados — desenvolvida pela Intel com o auxílio da Apple —, mDP é o nome dado à interface dessa tecnologia.

Com informações: VESA.