Repetidor ou roteador mesh; qual a diferença?
Ampliar sua área de cobertura; saiba qual a diferença entre repetidor e roteador mesh, funcionalidades, custo, adequação
Ampliar sua área de cobertura; saiba qual a diferença entre repetidor e roteador mesh, funcionalidades, custo, adequação
Estamos cada vez mais conectados, com inúmeros dispositivos. Veja qual a diferença entre repetidor e roteador mesh, como eles funcionam, qual é o mais adequado para cada situação e custos para adotar cada sistema. Evite gastos desnecessários.
Os repetidores são dispositivos que atuam ampliando o alcance da rede Wi-Fi dentro de um ambiente. Para se conectar, é necessário desconectar manualmente da sua rede principal e conectar na rede do repetidor. Eles se conectam via Wi-Fi a rede principal, normalmente, apesar de existirem modelos que funcionam com conexão Ethernet e Powerline.
Os repetidores são bons para levar sinal de conexão a salas que tem baixo sinal do roteador principal. São excelentes para remover “pontos cegos” de conexão. O grande problema é a perda de velocidade de conexão do repetidor, em relação ao roteador principal.
O sistema mesh de conexão é o conjunto de dispositivos que unidos criam uma rede integrada dentro da área de cobertura. Os dispositivos são nomeados como “nós” e representam a mesma rede para conexão.
Um dos nós, normalmente, se conecta ao roteador principal por cabo Ethernet, os demais nós são espalhados por toda a área que se quer fazer a cobertura. No Wi-Fi mesh, não é necessário se desconectar manualmente da rede ao entrar na área de outro nó, automaticamente o sistema faz a alteração para o ponto que estiver com o sinal mais forte.
Naturalmente, removem todas as “zonas mortas” de Wi-Fi, mantendo conectado sempre ao se deslocar pela casa ou escritório. São bem simples de configurar, pois, só é necessário conectar ao roteador principal. Nesse caso não existe perda de velocidade em nenhum ponto da casa, coberto pelos nós.
Podemos fazer alguns ajustes para melhorar sua conexão, antes de adquirir repetidores ou investir em um sistema mesh.
Esperamos ter tirados as dúvidas dos usuários sobre a diferença entre o repetidor e roteador mesh. Siga as dicas para melhorar a conexão, pode evitar o gasto desnecessário com equipamentos. Boa sorte.
Mais informações: dlink.com, intelbras.com.br
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}