Como descobrir o IP do roteador pelo celular

Tem gente que já desistiu de ter computador em casa, se for o seu caso: saiba como descobrir o IP do roteador pelo celular

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Foto por Scott Beale/Flickr / roteador

Algumas pessoas já substituíram de vez o tradicional computador pelo celular. Não é por menos, a maioria das tarefas corriqueiras já pode ser feita pelo telefone. Mas, quando se trata de gerenciar a rede interna (Wi-Fi ou cabeada), ainda se lembra dos tradicionais desktops. Engano de quem pensa que um smartphone não resolve: veja como descobrir o IP do roteador pelo celular.

Atente-se que, para descobrir o IP do roteador pelo celular, é necessário estar conectado à rede Wi-Fi que se quer saber o endereço.

Como descobrir o IP do roteador pelo iPhone

  1. Acesse o app Ajustes;
  2. Toque em Wi-Fi;
  3. Toque no ícone “i” da rede Wi-Fi conectada;
  4. Role a página até encontrar a informação “Roteador” e cheque o endereço IP.descobrir ip do roteador pelo iphone

Como descobrir o IP do roteador pelo Android

  1. Vá até as configurações do celular;
  2. Acesse as configurações do Wi-Fi;
  3. Toque no ícone da engrenagem da rede Wi-Fi conectada (em alguns modelos é necessário segurar o toque no nome da rede);
  4. Toque em “Avançado”;
  5. Na opção “DHCP” mude para “Estático” (lembre-se de voltar para “DHCP” após verificar o número IP do roteador);
  6. O endereço IP aparecerá na informação de “Gateway”.
descobrir ip do roteador pelo celular android

Descobrir IP do roteador pelo navegador

Outra forma de obter a informação é pelo navegador. Acessando o site whatsmyrouterip.com.

Depois de analisar as informações da sua rede, o site informará o endereço do IP, como abaixo.

ver ip do roteador pela web

Por que é importante saber o IP do roteador

Todo o gerenciamento de uma rede interna ou pessoal é feita por meio de um roteador, que distribui o sinal que chega para todos os outros dispositivos da casa — celular, tablet, computador, TV, etc.

Ter acesso ao roteador permite não só fazer a configuração da rede — mudar nome e senha — como também saber quem está conectado a rede Wi-Fi, se for o caso de desconfiar que alguém está roubando o sinal.

Porém, cuidado! Fazer alguma alteração no roteador pode prejudicar o desempenho da sua rede ou torná-la inoperante. Então mude as configurações se souber o que está fazendo.

Como acessar o roteador

Depois de ter o endereço IP do roteador, é só seguir para algum navegador (Google Chrome, Safari, Microsoft Edge, Firefox) e digitar o número obtido. Normalmente começa com https://192.168…

O navegador carregará a página de login, insira as credenciais (se não tiver mudado essas informações, é a mesma que encontra-se em uma etiqueta impressa no roteador, geralmente “admin”) e acesse a interface para gerenciar a rede.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre endereço IP na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados