O que é FreeSync da AMD?
Saiba o que é FreeSync, a tecnologia da AMD encontrada em monitores gamer para corrigir o problemas da "quebra de quadros"
O FreeSync é um recurso presente em monitores, criado pela AMD, para combater o problema da “quebra de quadros” em jogos. Por uma série de motivos, em alguns casos são reproduzidos frames cortados, em que o principal culpado é a diferença de frequências entre a placa de vídeo e o monitor. Saiba o que é Free Sync, como funciona e qual a diferença para a tecnologia concorrente da Nvidia.
O FreeSync é uma tecnologia da AMD que está presente em monitores voltados ao consumidor gamer. Ele diminui a diferença de frequência entre placa de vídeo e o monitor, na prática, tornando a taxa de quadros da tela flutuante e não fixa.
Por exemplo: se um monitor possui 60 Hz, mas o jogo cai para 48 Hz, o monitor irá exibir os frames em uma frequência de 48 Hz, sincronizado com as oscilações da GPU.
Monitores em geral possuem uma taxa de quadros máxima fixa, que pode variar entre 60 Hz e 240 Hz. Isso indica o número de quadros por segundo que pode exibir, principalmente de um jogo, que é renderizado pela placa de vídeo.
O problema reside no fato que uma placa de vídeo pode não entregar frames numa frequência constante, que precisa bater com a do monitor.
Como consequência, o monitor exibirá frames “cortados”, com pedados de quadros antigos intercalados com dos novos. Esse bug é chamado de “screen tearing”.
Ao mesmo tempo, o FreeSync provê uma solução para o problema melhor que o V-Sync, ajuste padrão presente em jogos, pois este causa outros problemas, como stuttering (oscilação de desempenho) e lag (atraso) na resposta do mouse.
Qual a diferença entre AMD FreeSync e nVidia G-Sync?
Na prática ambas tecnologias são iguais: tanto o FreeSync quanto o nVidia G-Sync são tecnologias desenvolvidas com o mesmo propósito, e a aplicação de ambas é igual.
A única diferença entre elas é a licença: o G-Sync é proprietário (a nVidia cobra das fabricantes que desejam incluí-lo em monitores), enquanto o FreeSync possui uma licença de código aberto, ou seja, é de uso livre para os fabricantes de hardware.
Por causa disso, é mais fácil encontrar monitores com FreeSync do que com G-Sync, e essem tendem a ser mais baratos do que os que usam a solução fechada da nVidia.