Ryzen Z1 e Z1 Extreme são os novos chips da AMD para portáteis de jogos

APUs AMD Ryzen Z1 e Ryzen Z1 Extreme estrearão no portátil Asus ROG Ally; eles trazem até oito núcleos de CPU e gráficos RDNA 3

Emerson Alecrim
Por
Ryzen Z1 com arquiteturas Zen 4 e RDNA 3 (imagem: divulgação/AMD)
Chip Ryzen série Z1 (imagem: divulgação/AMD)

O lançamento dos portáteis para jogos Asus ROG Ally foi confirmado nesta terça-feira (25). Eles serão equipados com os também novos chips Ryzen Z1 e Ryzen Z1 Extreme, da AMD. Ambos têm arquitetura Zen 4 e gráficos RDNA 3, e foram desenvolvidos especificamente para dispositivos portáteis.

Até oito núcleos e 16 threads

O AMD Ryzen Z1 é o modelo mais simples da dupla, mas não deixa de ser interessante. A APU (nome que a AMD usa para designar chips que combinam CPU com GPU) conta com seis núcleos e 12 threads. Quatro Compute Units (núcleos gráficos) com arquitetura RDNA 3 para gráficos e 22 MB de cache complementam o chip.

Já o AMD Ryzen Z1 Extreme eleva esses números para oito núcleos e 16 threads. A maior diferença está quesito gráfico: são 12 Compute Units RDNA 3. Aqui, a quantidade de memória cache vai para 24 MB.

Em comum, os dois chips trazem tecnologia de fabricação de 4 nanômetros da TSMC e TDP de 15-30 W. Suporte a USB4 e a memórias LPDDR5 / LPDDR5X fazem parte das demais características.

E o desempenho?

Os testes independentes com o Asus ROG Ally é que vão nos dizer como as APUs Ryzen Z1 se comportam. Mas, de acordo com a AMD, eles não devem decepcionar no quesito desempenho.

Em um slide de apresentação das novidades, a AMD afirma que o Ryzen Z1 alcança 2,8 teraflops de performance gráfica. o Ryzen Z1 Extreme, 8,6 teraflops.

Outro slide apresentado pela companhia mostra o Ryzen Z1 Extreme atingindo média de 162,1 fps em CS:GO e 121,7 fps em Forza Horizon 4, ambos em resolução 1080p e configurações gráficas baixas. No Ryzen Z1, os resultados para os mesmos jogos foram 137,6 e 83,3 fps, respectivamente.

Também há alguns números não muito animadores. Em Red Dead Redemption 2, as médias para o Ryzen Z1 e o Ryzen Z1 Extreme foram de 25,3 e 47,9 fps. Mas a AMD dá a entender que, de modo geral, as novas APUs oferecerão ótima experiência com jogos em dispositivos portáteis.

Testes da série Ryzen Z1 com jogos (imagem: divulgação/AMD)
Testes da série Ryzen Z1 com jogos (imagem: divulgação/AMD)

Mas, de novo: os testes independentes é que nos mostrarão o que essas APUs podem fazer. Os números divulgados pela AMD têm como base o modo “turbo” do ROG Ally, que alcança TDP de 30 W, reconheceu a empresa ao Verge.

Exclusivos da Asus, mas só por um tempo

As APUs Ryzen Z1 e Ryzen Z1 Extreme chegarão ao mercado por meio do ROG Ally, como já sabemos. No entanto, a AMD sinaliza em seu anúncio que os novos chips não serão fornecidos exclusivamente para a Asus.

Portátil ROG Ally (imagem: divulgação/Asus)
Portátil ROG Ally (imagem: divulgação/Asus)

Uma possibilidade é a de eles apareçam na próxima geração do Steam Deck. A atual é baseada em um chip AMD com arquiteturas Zen 2 e RDNA 2.

Ainda no campo das especulações, existe um burburinho sobre o Ryzen Z1 ser uma versão adaptada do chip Ryzen 7 7840U. Questionada sobre isso pelo Verge, a AMD desconversou. “Ainda não anunciamos oficialmente nenhum modelo da série 7000U”, disse Don Woligroski, gerente sênior de marketing técnico da companhia.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares