USB4 terá suporte a DisplayPort 2.0 e telas 8K com HDR
Faz sentido: tanto o USB4 quanto o DisplayPort 2.0 (capaz de atingir até 80 Gb/s) são baseados nas especificações do Thunderbolt 3
Faz sentido: tanto o USB4 quanto o DisplayPort 2.0 (capaz de atingir até 80 Gb/s) são baseados nas especificações do Thunderbolt 3
O USB 3.2 nem chegou direito ao mercado, mas o caminho para o USB4 (assim mesmo, tudo junto) já vem sendo preparado. Além de velocidade de 40 Gb/s (gigabits por segundo) na transferência de dados e suporte ao Thunderbolt 3, sabe-se agora que a tecnologia será plenamente compatível com o padrão DisplayPort 2.0.
A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou as primeiras especificações do DisplayPort 2.0 em junho de 2019 e, nesta semana, revelou o DisplayPort Alt Mode 2.0, atributo que oferece justamente compatibilidade com o USB4.
Na prática, isso significa que o USB4 (com porta USB-C) poderá trabalhar com telas 8K com 60 Hz e HDR ou 16K com 60 Hz, por exemplo. Não que iremos ter conteúdos com essas características em curto ou médio prazo, mas essa é uma forma de reforçar que tanto o DisplayPort 2.0 quanto o USB4 foram preparados para transmissões em altíssima definição.
Mas surge a dúvida: o DisplayPort 2.0 funciona com taxas de 80 Gb/s enquanto o USB4 suporta até 40 Gb/s. Se é assim, como ambos os padrões podem ser plenamente compatíveis?
Existe um truque. O USB4 funciona como uma estrada de mão dupla, por assim dizer. Logo, o padrão pode trabalhar com 40 Gb/s tanto no envio quanto no recebimento de dados. O que o DisplayPort Alt Mode 2.0 faz, essencialmente, é remapear os pinos do USB-C para que estes trabalhem em um sentido só, fazendo a conexão alcançar os 80 Gb/s.
Tecnicamente, essa não é uma mudança muito complexa. Como o USB4 não promove nenhuma alteração física no conector USB-C, a VESA só precisou realizar uma atualização no nível do protocolo do DisplayPort.
Tem mais: tanto o DisplayPort 2.0 quanto o USB4 são baseados nas especificações do Thunderbolt 3, logo, a estrutura de sinalização e pinagem é praticamente a mesma em ambas as tecnologias. Graças a isso, o DisplayPort Alt Mode 2.0 também poderá suportar cabos USB4.
Quando? Os primeiros dispositivos baseados em ambos os padrões são esperados para 2021.
Com informações: AnandTech.
Leia | DisplayPort vs HDMI: saiba qual é a melhor conexão em diferentes tipos de uso