DisplayPort vs HDMI: saiba qual é a melhor conexão em diferentes tipos de uso

Comparativo explica o que muda entre cabos DisplayPort e HDMI para transmissão de vídeo; saiba qual usar em monitores e TVs

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
Cabos HDMI e DisplayPort (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Cabos HDMI e DisplayPort (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

DisplayPort e HDMI são padrões de conexão via cabo para dispositivos como videogames, reprodutores de mídia e computadores a TVs, monitores e projetores para transmissão de vídeo. Ambos suportam conteúdo de alta definição, mas diferem entre si nos conectores e na largura de banda.

Para estabelecer o melhor tipo de conexão, é necessário levar em conta quais dispositivos serão interconectados, bem como a resolução, a taxa de atualização de tela e as tecnologias complementares esperadas para a transmissão de vídeo.

A seguir, veja um comparativo entre DisplayPort e HDMI, e entenda o que muda entre eles.

Entendendo os tipos de conexão via cabo

O DisplayPort e o HDMI são tecnologias para transmissão digital de vídeo e áudio por meio de um único cabo, sendo que:

  • DisplayPort: surgiu em 2006 e vem sendo atualizado desde então. É muito utilizado em atividades profissionais ou para transmissões com resolução 4K ou 8K. Seu principal conector tem um achatamento em uma das extremidades;
  • HDMI: sigla para High-Definition Multimedia Interface, surgiu em 2002 e recebe novas versões periodicamente. É a interface de vídeo digital mais popular. Seu conector mais conhecido tem dois achatamentos e 19 pinos.
Portas HDMI e DisplayPort em um monitor Dell (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Portas HDMI e DisplayPort em um monitor Dell (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são as diferenças entre DisplayPort e HDMI?

Os padrões DisplayPort e HDMI transmitem sinal de vídeo, mas há diferenças entre as duas tecnologias em fatores como cabos, conectores, largura de banda, resolução de imagem e compatibilidade. Veja detalhes sobre o que muda entre DisplayPort e HDMI nas linhas a seguir.

Padronização de cabos e conectores

A tecnologia DisplayPort é utilizada com mais frequência em cabos com um conector de mesmo nome, mas é possível encontrar dispositivos com conector mini-DisplayPort. Também há cabos com conector DisplayPort em uma ponta e USB-C na outra.

Cabos DisplayPort têm especificações técnicas variáveis. É o caso de um cabo DP80, que suporta largura da banda de até 80 Gb/s e é próprio para transmissões em 8K, disponíveis no DisplayPort 2.0 e versões superiores.

Os três tipos de conectores do DisplayPort (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Os três tipos de conectores do DisplayPort (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O padrão HDMI tem cabos com diferentes tipos de conectores. O mais popular é o conector HDMI tipo A. Dispositivos compactos, como câmeras digitais e notebooks ultrafinos, podem exigir cabos com conexão mini-HDMI (HDMI tipo C) ou micro-HDMI (HDMI tipo D), que são menores, mas pouco utilizados.

Também há diferenças nas especificações técnicas dos cabos, que variam conforme a versão da tecnologia. Um cabo certificado para HDMI 1.4 não suporta todos os recursos do HDMI 2.1, por exemplo, como resoluções 4K e 8K.

Conectores HDMI tipo A, B, C, D e E (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Conectores HDMI tipos A, B, C, D e E (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Largura de banda

A largura de banda varia de acordo com as versões do DisplayPort e do HDMI. Larguras de banda elevadas permitem transmissão de vídeo com resoluções maiores, como 8K e 10K.

A tabela a seguir mostra que o DisplayPort leva vantagem por oferecer largura de banda de até 80 Gb/s a partir da versão 2.0, enquanto o HDMI suporta até 48 Gb/s:

Versão do DisplayPortLargura de banda máximaVersão do HDMILargura de banda máxima
DisplayPort 1.010,8 Gb/sHDMI 1.0 e 1.15 Gb/s
DisplayPort 1.1 e 1.1a10,8 Gb/sHDMI 1.2 e 1.2a5 Gb/s
DisplayPort 1.2 e 1.2a21,6 Gb/sHDMI 1.310 Gb/s
DisplayPort 1.332,4 Gb/sHDMI 1.410 Gb/s
DisplayPort 1.4 e 14.a32,4 Gb/sHDMI 2.0, 2.0a e 2.0b18 Gb/s
DisplayPort 2.080 Gb/sHDMI 2.1, 2.1a e 2.1b48 Gb/s
DisplayPort 2.180 Gb/s  
Larguras de banda máximas do DisplayPort e HDMI

Resolução de imagem

As resoluções de imagens suportadas pelo DisplayPort e o HDMI variam conforme a versão dessas tecnologias. O DisplayPort leva vantagem por suportar até 16K enquanto o HDMI chega a 10K.

Mas essas são resoluções incomuns, usadas apenas em aplicações profissionais, como transmissões a céu aberto. Para aplicações domésticas, ambas as tecnologias suportam resoluções como 4K e 8K, como mostra a tabela:

Versão do DisplayPortResolução máximaVersão do HDMIResolução máxima
DisplayPort 1.04K a 30 HzHDMI 1.0 e 1.11080p a 60 Hz
DisplayPort 1.1 e 1.1a4K a 30 HzHDMI 1.2 e 1.2a1440p a 30 Hz
DisplayPort 1.2 e 1.2a4K a 60 HzHDMI 1.34K a 30 Hz
DisplayPort 1.38K a 30 HzHDMI 1.44K a 30 Hz
DisplayPort 1.4 e 14.a8K a 60 HzHDMI 2.0, 2.0a e 2.0b5K a 30 Hz
DisplayPort 2.016K a 60 Hz*HDMI 2.1, 2.1a8K a 60 Hz
DisplayPort 2.116K a 60 Hz*HDMI 2.1b8K / 10K a 120 Hz*
Resoluções máximas do DisplayPort e HDMI; *requer compressão DSC

Múltiplos monitores

O DisplayPort é mais adequado para uso de múltiplos monitores por suportar o Multi-Stream Transport (MST). O recurso permite a uma única conexão DisplayPort 1.2 ou superior fazer transmissão de vídeo e áudio para duas ou mais telas.

Em linhas gerais, o MST permite até três telas em uma única conexão. Esse número pode ser maior, mas a largura de banda da conexão é dividida entre todas as telas, o que torna o uso de mais unidades inviável em aplicações de alta definição.

Para múltiplos monitores a partir de uma conexão HDMI é necessário o uso de switches ou splitters, mas esses dispositivos podem ter limitações de qualidade de imagem, bem como configuração complexa.

Compatibilidade

O DisplayPort é menos popular que o HDMI, pois geralmente aparece em modelos mais avançados de TVs, monitores e projetores. O DisplayPort também pode ser encontrado em placas de vídeo, notebooks e desktops para uso profissional.

O HDMI é largamente implementado em TVs, monitores, projetores, notebooks, placas de vídeo, placas-mãe para desktops, videogames, players de vídeo e dispositivos de streaming como o Chromecast.

Posso converter DisplayPort para HDMI?

Sim. Pode-se usar um adaptador para fazer uma porta DisplayPort funcionar com um cabo HDMI. Contudo, é importante checar se o adaptador suporta a resolução de imagem que você pretende utilizar.

Também há adaptadores que convertem uma transmissão de HDMI para DisplayPort.

Prós e contras do DisplayPort vs HDMI: quando usar cada padrão?

O DisplayPort costuma ser a melhor conexão para jogos por suportar uma taxa de atualização elevada, que chega a 240 Hz com resoluções 4K, razão pela qual a tecnologia é comum em monitor gamer.

A taxa de até 80 Gb/s também faz o DisplayPort ser adequado para transmissões em resolução 4K, 8K ou superior, a exemplo de vídeos exibidos em telões de shows.

Já o HDMI oferece mais versatilidade por estar presente em um número maior de computadores, smart TVs e monitores do que o DisplayPort. O HDMI também suporta resoluções elevadas, como 4K e 8K, o que torna a tecnologia suficiente para sistemas de áudio e vídeo domésticos.

Cabo HDMI e um DisplayPort logo abaixo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Cabo HDMI e um DisplayPort logo abaixo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são as vantagens do DisplayPort sobre o HDMI?

As principais vantagens do DisplayPort sobre o HDMI são o suporte a até 80 Gb/s de largura de banda, a taxas de atualização de tela de até 240 Hz em 4K e a conectores USB-C. A compatibilidade com a especificação Multi-Stream Transport para uso de múltiplas telas em uma única conexão também é um diferencial do DisplayPort.

Quais são as vantagens do HDMI sobre o DisplayPort?

As principais vantagens do HDMI sobre o DisplayPort são a compatibilidade com mais modelos de TVs e monitores, ampla presença em notebooks, suporte ao recurso HDMI CEC para controle remoto de outros dispositivos, e suporte ao HDMI ARC para compartilhamento de áudio com dispositivos de som externos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre HDMI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados