Como transformar monitor em TV [com conversor digital]
Aprenda neste tutorial como transformar um monitor em TV, desde os modelos modernos aos mais antigos, incluindo os de tubo
Você pode transformar um monitor em uma TV, seja ele novo ou antigo, de uma maneira bastante simples. Dependendo da conexão de vídeo, você pode precisar de alguns itens específicos, como adaptadores, para permitir a transmissão de áudio e vídeo. Mas, mesmo monitores de tubo, dos antigos, podem ser usados como TVs.
Como transformar monitor em TV
Você pode transformar qualquer monitor de computador em TV, desde os modernos, com entrada HDMI, aos mais antigos, que usam portas DVI e/ou a legada VGA. O ponto com o qual você vai ter que se preocupar mesmo é com a saída de som, caso o monitor não possua uma embutida, mas mesmo isso é fácil de contornar.
Você pode usar dois métodos: com um conversor digital usado em TVs antigas ou o próprio para computadores, que depende de um PC.
Método 1: Usando uma antena externa e conversor de TV digital
Se você tem só o monitor e pretende dar uma nova vida a ele como uma TV.
Vai precisar de:
- Um monitor de qualquer modelo, com ou sem som embutido;
- Um conversor de TV digital;
- Uma antena UHF;
- Um cabo coaxial longo o bastante para conectar o conversor à antena.
O conversor de TV digital é o componente mais importante. É ele que vai captar o sinal digital de TV e convertê-lo para ser usado em dispositivos que não sejam preparados, como TVs antigas e monitores, que normalmente não possuem o receptor embutido.
O conversor possui, entre as conexões de saída uma porta HDMI, além de conexões RCA de áudio estéreo (vermelha e branca), usada em TVs em conjunto com a porta vídeo composta (amarelo).
Alguns conversores possuem também saída vídeo componente, mas não usaremos.
Dependendo da conexão do seu monitor, você poderá precisar de alguns itens extras:
- Porta HDMI e som embutido: Não precisa de mais nada;
- Porta HDMI, sem som: Um cabo RCA de duas pontas (verde e vermelho) x auxiliar P2, macho ou fêmea (depende de onde você pretende ligar a saída de som);
- Porta DVI: Um adaptador HDMI/DVI com saída P2 para áudio (vem acompanhado de um cabo P2/P2). Este tipo de adaptador normalmente precisa de uma fonte de energia;
- Porta VGA: Um adaptador HDMI/VGA com saída P2 para áudio (também acompanhado de um cabo P2/P2).
Caso seu monitor tenha uma porta DVI e você não queira usar um adaptador com alimentação via corrente elétrica, pode usar um simples HDMI/DVI e um cabo 2xRCA/P2 para transmitir o áudio.
O cabo P2 vai depender de onde você pretende ligar o som: se você for usar um kit de caixas de som comum para computadores, vai precisar de um 2xRCA/P2 fêmea ou um P2 fêmea/P2 macho. Caso opte por um aparelho de som, será necessário um 2xRCA/P2 macho ou um P2/P2 comum, com ambas pontas macho.
Agora sim, mãos à obra:
- Instale a antena UHF normalmente e conecte uma ponta do cabo coaxial nela;
- Conecte a outra ponta do cabo coaxial à conexão de antena do conversor de TV digital;
- Conecte o cabo HDMI ao conversor e a outra ponta ao monitor ou adaptador, dependendo da conexão de vídeo presente;
- Caso seu monitor possua porta DVI ou HDMI, conecte a saída de som via cabo P2 ao dispositivo de áudio que pretende usar;
- Ligue o monitor e o conversor de TV digital;
- Com o controle remoto do conversor, faça a configuração inicial e a busca por canais.
E pronto.
Método 2: Usando um conversor USB com antena interna (Windows e macOS)
Caso você não possua um monitor reserva, ainda pode assistir TV através do seu PC ou Mac com um conversor de TV digital USB, que usa uma antena interna. Esses dispositivos vêm acompanhados de um software gerenciador para retransmitir os canais, mas seu funcionamento é basicamente o mesmo de um conversor tradicional.
Em geral, o método de instalação é o seguinte:
- Conecte o conversor a uma porta USB;
- Instale os drivers e o programa gerenciador que acompanha o dispositivo;
- Inicie o programa e faça a configuração dos canais.
Simples assim.