Como ligar um console de videogame antigo numa TV nova com HDMI
Quer curtir seu Mega Drive, Nintendo 64 ou PlayStation 1? Siga nossas dicas e aprenda como ligar videogame antigo em TV nova
Quer curtir seu Mega Drive, Nintendo 64 ou PlayStation 1? Siga nossas dicas e aprenda como ligar videogame antigo em TV nova
Jogar consoles como o Super Nintendo, PlayStation 2 ou Mega Drive não é uma tarefa fácil hoje em dia. Tirar o pó de seu sistema original é só o primeiro passo, mas logo em seguida vem aquela pergunta: Como ligar o videogame antigo em TV nova? Muitas televisões modernas não têm a entrada usada nos anos 80 e 90. Então, se liga nessas dicas do Tecnoblog para conseguir curtir aquele jogo que lhe traz tanta nostalgia.
Se você possui um videogame mais antigo em sua coleção, mas notou que a sua televisão não tem entrada para aquele famoso cabo conhecido como AV (com três pontas nas cores amarelo, branco e vermelho) ou para cabo componente (aquele com cinco pontas de cores diferentes), fique sabendo que ainda é possível curtir seus jogos com ótima qualidade.
Lembrando que não estou me referindo ao simples ato de jogar, pois para isso há opções como ports para consoles atuais como o PS5, Xbox Series e Nintendo Switch, além de emuladores e os consoles minis. O foco deste artigo é mostrar como ligar um console de videogame antigo em uma TV mais nova com entrada HDMI. Confira nossas dicas.
Não são todos os consoles que têm a saída necessária para conexão com televisões com HDMI. Videogames antigos como o Atari 2600 e o Master System 3 (versão TecToy) só têm a saída RF, uma ainda mais velha do que a AV. O que confere uma qualidade de imagem com chiados, sendo pouco agradável para padrões modernos.
Com isso, dependendo do upscaler (mais abaixo) que você irá atrás, é capaz de haver a necessidade de alteração interna no console. Nesse caso, sugiro a busca por um especialista no assunto. Dentre os modelos que exigem essa modificação, estão:
Os demais consoles podem ser ligados nas TVs com o upscaler, sem dores de cabeça.
No geral, o acessório que você vai precisar para jogar seu videogame antigo em TV nova chama-se upscaler (ou escalonador). Resumindo, é um item que pega o sinal de imagem do console e o eleva para uma resolução mais alta, normalmente enchendo a tela. Um Super Nintendo, por exemplo, tem resolução de saída de 240p. Ao usar um upscaler, isso pode chegar a 1080p (Full HD).
Isso é diferente de conversores que encontramos na internet, pois estes apenas pegam a imagem e a jogam sem nenhuma alteração para a televisão. O principal problema desses conversores baratos é que a qualidade de imagem não será satisfatória, além de receber a terrível visita do lag, aquele atraso desconfortável entre o apertar de botão e a ação ocorrer na TV.
Imagine jogar Sonic em seu Mega Drive e precisar desviar de um inimigo em um momento de pura reação, se o lag surgir, você pode perder uma preciosa vida nesse processo.
A verdade é que se está atrás do máximo de representação visual e competência entre console e tela, então terá que abrir a carteira. Jogar videogame antigo em TV nova e moderna é custoso.
Agora que sabe da importância de um upscaler para fazer o console antigo funcionar em uma TV com HDMI, conheça alguns modelos disponíveis no mercado e recomendados pela comunidade de retrogaming.
Os cabos RAD2X são puramente plug and play. Eles são boas peças para iniciantes nesse mundo retrogame, garantindo uma resolução satisfatória e uma latência baixa (o tal do lag). É o mais barato entre os populares (custando em média 368 reais), porém cada cabo é específico para cada console.
Este acessório é, em 2021, o santo graal entre os apaixonados por upscalers. A sua praticidade é incrível, aceitando como entrada cabos variados desde o AV ao SCART (muito usado na Europa). Até mesmo a sua configuração é extremamente tranquila, sendo praticamente um plug & play. Além de qualidade, esta é a forma mais tranquila de jogar videogame antigo em TV nova com HDMI.
Infelizmente há dois problemas relacionados ao aparelho: seu alto preço (300 dólares) e a dificuldade em reservar um na loja oficial. Por outro lado, jogar seu PlayStation 2, Nintendo 64 ou Dreamcast por esse upscaler é de cair o queixo.
Também conhecido como OSSC, o Open Source Scan Converter já é usado há bastante tempo. Por ser um item de código aberto, qualquer pessoa com conhecimento nesse quesito pode montar o seu. Suas funcionalidades têm desde uma imagem clara a 1080p à uma reprodução de cores bem competente.
Imagine conferir o seu Sega Saturn com gráficos em alto nível em sua televisão com HDMI. A desvantagem do OSSC é ser mais complicado de configurar do que os anteriores, exigindo do usuário um pouco mais do que boa vontade.
O GBS-Control é similar ao OSSC, mas de cara tem algo que nenhuma das opções acima tem: está em terras brasileiras. Assim como o Open Source Scan Converter, este tem seu código-fonte aberto. Para um especialista, tudo o que é necessário é comprar as peças e juntá-las. Porém, se quiser algo montado, há uma empresa nacional chamada Gamescare que produz, monta e entrega esse escalonador prontinho.
Há até mesmo a opção de usar um aplicativo de celular para configurar opções de imagem. O preço continua salgado (566 reais), mas pode ser interessante ainda mais em comparação aos outros. Desta forma, jogar videogame antigo em TV nova fica mais tranquilo.
Essa pergunta é difícil de responder, pois vai de encontro da necessidade de cada indivíduo. Se a sua vontade for a de saber como ligar videogame antigo na TV nova, mesmo se a imagem de seu Nintendo 64 não ficar a mais linda possível, um conversor qualquer será útil.
Agora se a sua intenção for a de conseguir a melhor imagem possível e quer jogar o seu PlayStation 1 ou seu Mega Drive sem se preocupar com lag ou texturas feias, então pensar em um upscaler faz todo o sentido. O investimento é, sem dúvida, alto, mas será recompensado com muita diversão e nostalgia.
Conta pra gente se você tem um videogame antigo em casa e se gostaria de jogá-lo em sua televisão moderna.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}