Como saber se o Xbox exibe gráficos em 4K

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Quando a geração atual de consoles chegou ao mercado, em meados de 2013, a resolução 4K ainda não havia se popularizado. Por isso, é bom ficar atento ao modelo do seu videogame, pois nem todos oferecem suporte a essa resolução. Se você é dono de um console Microsoft, veja como saber se o seu Xbox pode exibir gráficos 4k.

Xbox One S e Xbox One X

Apenas os modelos Xbox One S e Xbox One X podem exibir conteúdo em 4K e HDR (alto alcance dinâmico). Ou seja, nem mesmo a versão Elite do Xbox One original possui suporte a resoluções mais altas do que 1080p (HD). Você pode confirmar o modelo do seu console pela caixa, no manual, ou por um adesivo colocado na parte de trás, à direita, perto da porta de rede. No entanto, ainda há diferenças para considerar.

No Xbox One X, o conteúdo 4K é exibido em sua resolução nativa, enquanto outros conteúdos feitos para resolução 1080p têm sua resolução atualizada, ou seja, ela passa por um processo de upscaling (que utiliza todos os pixels disponíveis na TV) para ser exibida como 4K.

Já o Xbox One S exibe tanto jogos quanto outros conteúdos apenas com a resolução 4K atualizada. Segundo a Microsoft, mesmo que a resolução UHD seja mais suave que a 720p ou a 1080p, ela ainda não é tão rica e detalhada quanto a 4K nativa.

Vale lembrar que para exibir os gráficos em 4K, a TV (ou monitor) também deve ser compatível com a tecnologia. Porém, não é preciso alterar a resolução no console cada vez que um jogo ou conteúdo 4K for exibido. O Xbox One faz o ajuste automaticamente, caso a opção esteja selecionada. Para deixar uma resolução mais baixa, como 1080p, como padrão e fazer a troca para 4K automaticamente:

  • Acesse Sistema > Configurações > Tela e som > Saída de Vídeo;
  • Verifique se a Resolução da TV está definida para 720p ou 1080p;

Selecione Configurações avançadas de vídeo e marque a opção Permitir 4K;

Para configurar a resolução 4K como padrão:

  • Acesse Sistema -> Configurações -> Tela e som -> Saída de vídeo;
  • Em Resolução da TV, marque a opção 4k UHD;

Você pode conferir uma lista de jogos com suporte a 4K ou otimizados para Xbox One X. Também saiba como criar uma conta e assinar a Xbox Live Gold no Brasil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados