O que é AirDrop e como funciona a tecnologia de compartilhamento de arquivos da Apple

Entenda para que serve o AirDrop e quais são as vantagens da tecnologia de transferência de arquivos entre iPhones, iPads e Macs

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
AirDrop no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
AirDrop no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

AirDrop é uma tecnologia desenvolvida pela Apple para o compartilhamento de arquivos entre iPhone, iPad e Mac. A principal vantagem do AirDrop é permitir que a troca de dados seja feita rapidamente via comunicação sem fios.

A tecnologia surgiu em 2011, no macOS X 10.7 Lion. Em 2013, o AirDrop chegou ao iOS 7. Mas ambas as plataformas passaram a se comunicar via AirDrop somente em 2014, com o macOS X 10.10 Yosemite. Hoje, a tecnologia também está no iPadOS.

O AirDrop pode ser usado para compartilhar dados como fotos, textos e links. A seguir, o Tecnoblog mostra como a tecnologia funciona e quais dispositivos são compatíveis com ela, bem como suas vantagens e limitações.

Como funciona o AirDrop em iPhones, iPads e Macs?

O AirDrop é baseado em um protocolo de comunicação sem fio desenvolvido pela Apple que usa Bluetooth e Wi-Fi para criar uma conexão ponto a ponto (peer-to-peer) entre dois dispositivos próximos.

Para iniciar a comunicação via AirDrop, o dispositivo de origem emite um sinal Bluetooth para detectar dispositivos ao redor. Quando um deles é selecionado, ambos trocam identidades de iCloud para que um valide o outro.

Se o receptor aceitar a comunicação, uma conexão Wi-Fi protegida com criptografia TLS (Transport Layer Security) é estabelecida para a troca de arquivos. O processo é repetido com cada destinatário, quando há mais de um aparelho recpetor.

Funcionamento do AirDrop (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Funcionamento do AirDrop (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Qual é a distância máxima para usar o AirDrop?

Para transferir arquivos via AirDrop é necessário que os dispositivos envolvidos estejam em um distância de até 10 metros um do outro, pois esse é o alcance típico da tecnologia Bluetooth.

Paredes, máquinas volumosas e redes sem fio no mesmo ambiente estão entre os obstáculos que podem interferir no alcance do AirDrop. Por esse motivo, recomenda-se que um dispositivo esteja o mais próximo possível do outro.

O AirDrop funciona sem Wi-Fi?

Sim. Na falta de uma rede Wi-Fi, o AirDrop consegue usar Bluetooth para transferir arquivos. Contudo, é recomendável que o Wi-Fi esteja ativado em ambos os dispositivos, pois essa tecnologia é mais rápida e estável na transferência de dados.

Não é preciso ter um roteador ou hotspot Wi-Fi por perto. Basta que o Wi-Fi esteja ativado nos iPhones, iPads e Macs que participam da conexão via AirDrop.

O AirDrop pode funcionar só com Bluetooth, mas de modo limitado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O AirDrop pode funcionar só com Bluetooth, mas de modo limitado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais dispositivos são compatíveis com o AirDrop?

O AirDrop requer o macOS X 10.10 Yosemite ou superior, bem como o iOS 7 e sucessores. Os dispositivos compatíveis com AirDrop são:

  • iPhone: a partir do iPhone 5
  • iPad: a partir do iPad 4, todos os modelos do iPad Air, Mini e Pro
  • Mac: MacBook, MacBook Pro, MacBook Air, iMac, iMac Pro, Mac Mini, Mac Pro lançados a partir de 2012
  • iPod: a partir da versão Touch de 5ª geração
AirDrop no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
AirDrop no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são as vantagens do AirDrop da Apple?

O AirDrop é popular entre usuários de iPhone, iPad e Mac por oferecer benefícios como:

  • Ecossistema da Apple: o AirDrop é compatível com todos os iPhones, iPads e Macs atuais;
  • Praticidade: arquivos, links e outros tipos de dados podem ser enviados via AirDrop a partir dos recursos de compartilhamento do iOS, iPadOS e macOS;
  • Segurança: conexões via AirDrop são protegidas com criptografia para coibir interceptações de dados;
  • Velocidade: a transferência de dados via AirDrop é bastante rápida quando a conexão utiliza Wi-Fi;
  • Não requer internet: o AirDrop requer apenas que os dispositivos tenham Wi-Fi e Bluetooth ativados, não sendo necessário ter internet;
  • Múltiplos usos: pode-se usar o AirDrop para compartilhar fotos, vídeos, contatos, links, localização, entre outros tipos de dados;
  • Sem compactação: fotos e vídeos compartilhados via AirDrop não são compactados para diminuir os volumes de dados trafegados.
Configuração do AirDrop no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Configuração do AirDrop no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais são as limitações do AirDrop da Apple?

  • Compatibilidade limitada: o AirDrop não funciona com iPhones até a versão 4 e determinados modelos de Macs fabricados até 2012;
  • Alcance físico restrito: o AirDrop tem alcance máximo estimado em 10 metros;
  • Funcionamento prejudicado sem Wi-Fi: o AirDrop pode ficar lento ou não funcionar se o somente o Bluetooth estiver ativado em um dos dispositivos.

Posso usar o AirDrop no Windows?

Não. O AirDrop foi desenvolvido para funcionar apenas no ecossistema da Apple. Para transmitir arquivos de iPhones, iPads e Macs para PCs com Windows, deve-se utilizar serviços de armazenamento em nuvem, como o iCloud, ou apps de terceiros, como o Air Transfer.

Posso usar o AirDrop no Android?

Não. O AirDrop é compatível apenas com o iOS, o iPadOS e o macOS. Para compartilhamento de dados com dispositivos Android, uma solução é o uso de plataformas de armazenamento em nuvem, como o iCloud. Outra é o uso de apps de terceiros, a exemplo do AirDroid e do Snapdrop.

Qual é a diferença entre AirDrop e Bluetooth?

O AirDrop é uma tecnologia sem fio para compartilhamento de arquivos entre dispositivos Apple. Já o Bluetooth é um padrão de comunicação sem fios (wireless) para atividades como compartilhamento de arquivos e transmissão de áudio.

A principal vantagem do AirDrop é a facilidade de uso, mas ele requer tanto o Bluetooth quanto o Wi-Fi para funcionar. O Bluetooth suporta uma gama maior de aplicações e é compatível com várias plataformas, como Windows, iOS e Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre AirDrop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados