Microsoft quer explicações quando você fecha o OneDrive

Empresa está lançando uma mini pesquisa com alguns usuários sempre que o OneDrive é fechado; sem responder, usuário não pode fechar o app

Felipe Freitas
Por
Logo do OneDrive
Microsoft quer saber o que te levou a fechar o OneDrive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft encontrou um novo meio de incomodar os usuários com marketing invasivo. Alguns usuários do OneDrive estão relatando que, ao fechar o app, recebem uma pergunta sobre por qual motivo eles estão fazendo isso. E não, sem responder, você não fecha o programa.

A chata novidade da Microsoft é mais uma de diversas ações de forçar propaganda e programas. Já noticiamos aqui no Tecnoblog sobre a empresa de Bill Gates jogando anúncios no explorador de arquivos e como a Microsoft dificultou a troca do Edge como navegador padrão no sistema operacional. Já no Windows 10, a empresa chegou a testar anúncios no Menu Iniciar.

Microsoft quer saber por que você fechou o OneDrive

Ao fechar o OneDrive, alguns usuários recebem essa mensagem (Imagem: Reprodução/NeoWin)
Ao fechar o OneDrive, alguns usuários recebem essa mensagem (Imagem: Reprodução/NeoWin)

Alguns usuários, ao fechar o OneDrive, estão recebendo um questionário sobre por qual motivo eles fecharam o programa. No total, há sete motivos prontos para responder, sendo que um deles é o “Outro” — escolher essa opção, pelo que foi apurado, não exige que você escreva uma resposta.

Confira as opções de respostas da pesquisa sobre o OneDrive:

  • Eu não quero que o OneDrive esteja sempre em execução
  • Eu não sei o que é o OneDrive
  • Eu não uso o OneDrive
  • Estou tentando resolver um problema com o OneDrive
  • Estou tentando acelerar meu computador
  • Recebo muitas notificações
  • Outro

O usuário só pode encerrar o OneDrive após escolher uma resposta. Antes disso, o botão “Sair do OneDrive” não pode ser clicado — ele fica em um tom acinzentado, indicando que não está ativo. No entanto, você pode fechar sem responder a Microsoft: basta abrir o gerenciador de tarefas e finalizar a execução do OneDrive.

Como mostrou o NeoWin em outubro, a Microsoft também testou uma enquete com os usuários do Windows que abriam a página de download do Chrome no Edge. Entre as oito respostas, duas citavam diretamente o Google.

Apenas um teste, diz Microsoft

Numa nota enviada posteriormente ao The Verge, a Microsoft informou que a tática se tratava de um teste. A mensagem foi exibida para parcela dos usuários de Windows.

“Entre 1º e 8 de novembro, um pequeno subconjunto de usuários consumidores do OneDrive viu uma caixa de diálogo ao fechar o cliente de sincronização do OneDrive, solicitando feedback sobre o motivo pelo qual escolheram fechar o aplicativo. Este tipo de feedback ajuda a informar nossos esforços contínuos para melhorar a qualidade de nossos produtos.”

Microsoft

Com informações: NeoWin e The Verge

Receba mais sobre OneDrive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados