Surface Laptop Studio 2 da Microsoft traz RTX 4060 e Intel de 13ª geração

Novo notebook topo de linha da Microsoft promete resolver problemas da geração passada, trazendo mais desempenho até contra os MacBooks

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Reprodução/Microsoft)
Microsoft anunciou Surface Laptop Studio 2 nesta quinta-feira (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (21) o Surface Laptop Studio 2, um novo notebook topo de linha voltado para trabalho. O dispositivo tem entre as opções de configuração a GPU RTX 4060 e até 64 GB de memória RAM — usando pentes LPDDR5x. Nos Estados Unidos, o Studio Laptop 2 chega a partir de US$ 1.999 (R$ 9.834,68 em conversão direta).

O notebook foi o primeiro produto Surface apresentado desde a saída de Panos Panay, diretor da divisão. A segunda geração da linha Laptop Studio tem um objetivo claro: corrigir o desempenho do seu antecessor. O primeiro notebook da série decepcionou na relação entre preço e performance.

Hoje, a Microsoft até botou o Surface Laptop Studio 2 do lado de um MacBook Pro com M2 Max para provar a evolução de desempenho — talvez por isso o evento não foi transmitido ao vivo… Vai que o teste com o Blender saísse errado.

Microsoft Surface Laptop Studio 2 quer sobrar em desempenho

O Surface Laptop Studio 2 é equipado com o processador Intel i7-13700H (13ª geração) — aqui o cliente não tem escolha, mas é um baita chip. Para as GPUs, o notebook pode ser equipado com a GeForce RTX 4050, GeForce RTX 4060 ou RTX 2000 (linha das placas para workstation).

Para a memória RAM, a Microsoft oferece três configurações 16 GB, 32 GB ou 64 GB. O armazenamento também tem três opções: 512 GB, 1 TB ou 2 TB — todos usando SSD removível.

A Microsoft botou o Surface Laptop Studio 2 em um teste “cara a cara” contra um MacBook Pro equipado com o chip M2 Max, feito pela própria Apple. Os dois notebooks tiveram que renderizar uma imagem no Blender. No teste, o Studio 2 levou 37,4 segundos para terminar a tarefa, enquanto o rival levou 1 minuto e 12 segundos.

A ideia de botar os dois produtos no palco para testar é bem mais divertida que mostrar só uma tabela. No entanto, precisa de mais transparência — isso só as futuras análises vão mostrar.

No design, o Surface Laptop Studio 2 não muda nada da geração passada. A tela continua medindo 14,4 polegadas. E o usuário pode optar por usar o notebook com a tela curvada sobre o teclado, utilizando apenas o touchscreen e touchpad, como tablet ou do jeito “tradicional”.

Com informações: The Verge

Relacionados