Panos Panay, líder do setor do Windows, anuncia saída da Microsoft após 19 anos

Líder da divisão de produtos da Microsoft comunicou nesta segunda que está saindo da empresa; Microsoft anunciou Yusuf Mehdi como substituto

Felipe Freitas
Por
Panos Panay, da Microsoft, e Windows 11 (Imagem: Divulgação)
Panos Panay anuncia saída da Microsoft após 19 anos na empresa (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Panos Panay, diretor do setor de produtos da Microsoft, responsável pelo desenvolvimento do Windows, Surface e outros, divulgou nesta segunda-feira (18) que está saindo da empresa. Nos últimos anos, Panay se tornou uma das principais figuras da Microsoft, tomando a frente de alguns anúncios da empresa.

Para o seu lugar, a companhia escolheu Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo de “vida moderna, pesquisa e dispositivos” (essas big techs adoram usar cargos com nome gigante), para o comando do Windows e Surface — linha de computadores e laptops da Microsoft.

Panay esteve à frente do desenvolvimento do Windows 11

Em 2021, Panos Panay “liderou” a apresentação do Windows 11, atual geração do sistema operacional da Microsoft. Para alguns, isso será um bom legado do período em que Panay foi diretor da divisão de produtos da empresa — cargo assumido em 2018. Para outros, um sistema que prometia mais.

Debates à parte, sob o comando do americano de origem grega, o Windows 11 finalmente transformou a Microsoft Store em uma útil e prática loja de aplicativos. Como destacou na apresentação do sistema operacional, a nova loja traz suporte à aplicativos Android. Com isso, a Gen Z pode até usar o TikTok em seus computadores com Windows.

Panay divulgou sua saída no X/Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Panay divulgou sua saída no X/Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O anúncio de sua saída foi feito por Panay no X/Twitter. O site The Verge teve acesso ao email enviado por Rajesh Jha, vice-presidente de experiência e dispositivos da Microsoft, aos funcionários da empresa informando o desligamento de Panay. No texto, Jha agradeceu o trabalho feito pelo ex-diretor nos últimos anos — assim como fez o CEO da Microsoft Satya Nadella.

Mesmo com a saída de Panos Panay, o desenvolvimento do Windows 12 não deve passar por mudanças. Yusuf Mehdi não mudará os planos de integrar tecnologias de inteligência artificial ao próximo sistema operacional da empresa.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados