Windows 11 mostra novos recursos para cloud PC em versão de teste

Ferramenta permitirá acessar o Windows 365, versão em nuvem do sistema operacional, sem baixar o aplicativo; funcionalidade indica futuro do Windows 12

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 5 meses
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

O Windows 11, em sua versão de testes, está com novidades para quem utiliza a versão em nuvem do sistema operacional. Dias depois de liberar o novo Windows 365 na Microsoft Store, agora a empresa cria opções para que o usuário escolha como o sistema em nuvem abrirá no computador. Outros recursos permitem selecionar quais acessórios serão compartilhados com o cloud PC.

As novidades foram divulgadas pelo leaker Albacore — quase sempre ele. Em sua conta no Twitter, por onde atende pela arroba “TheBookIsClosed”, Albacore revelou as novas features que são encontradas na configuração do Windows 11.

Esses recursos seguem a proposta que Panos Panay, chefe da divisão de produtos Windows, e a Microsoft têm para o cloud PC. O primeiro vê o formato como o futuro do Windows — provavelmente começando no 12. Já o segundo enxerga o sistema operacional em nuvem como estratégico para empresas.

Troca de PC mais dinâmica para Windows na nuvem

Nas capturas de tela mostradas pelo Albacore, uma fonte confiável sobre assuntos do beta do Windows, a configuração do sistema operacional dará duas opções de inicialização do cloud PC.

O usuário pode escolher entre abri-lo como desktop em uma nova janela na visão de tarefas (tecla Windows + Tab) ou pelo aplicativo Windows 365, através do menu Iniciar ou da barra de tarefas. Em uma das últimas atualizações do Windows 11, a Microsoft liberou uma nova versão do app Windows 365, para acessar a versão em nuvem do sistema operacional.

Outras melhorias para o uso do Windows na nuvem é a escolha de quais acessórios compartilhar com o sistema. Como mostrado na publicação, o usuário pode selecionar se quer compartilhar recursos como impressora, microfone, localização, HD local e até a área de transferência.  

Para os detalhistas, o ícone de “Home” nas configurações não deve ter passado batido. Em breve, se a Microsoft não desistir da ideia, teremos um botão para a tela inicial das configurações com um ícone de casinha. Parece simples, mas deve melhor o uso seção.

Ícone "Home" nas configurações do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Albacore)
Ícone “Home” nas configurações do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Albacore)

Microsoft com a cabeça nas nuvens — no bom sentido

A Microsoft está ampliando seus serviços em nuvem. Além da declaração da empresa e do Panos Panay, há a expectativa que seja criado uma versão do Windows 365 com propagandas. A ideia apareceu após a Microsoft anunciar algumas vagas de emprego voltadas a um produto para “PCs de baixo custo” que terão assinaturas e propagandas.

Desse modo, a empresa baratearia os custos do seu sistema operacional para usuários finais e até fabricantes de notebook. Com uma versão do Windows 365 com anúncios, seja gratuita ou mais barata que a assinatura “ad-free”, as fabricantes podem vender laptops por preços mais acessíveis, com configurações de entrada, economizando nas peças. Afinal, o sistema rodaria na nuvem em uma máquina virtual.

Com informações: Neowin e TechRadar

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados