Windows 11 mostra novos recursos para cloud PC em versão de teste
Ferramenta permitirá acessar o Windows 365, versão em nuvem do sistema operacional, sem baixar o aplicativo; funcionalidade indica futuro do Windows 12
Ferramenta permitirá acessar o Windows 365, versão em nuvem do sistema operacional, sem baixar o aplicativo; funcionalidade indica futuro do Windows 12
O Windows 11, em sua versão de testes, está com novidades para quem utiliza a versão em nuvem do sistema operacional. Dias depois de liberar o novo Windows 365 na Microsoft Store, agora a empresa cria opções para que o usuário escolha como o sistema em nuvem abrirá no computador. Outros recursos permitem selecionar quais acessórios serão compartilhados com o cloud PC.
As novidades foram divulgadas pelo leaker Albacore — quase sempre ele. Em sua conta no Twitter, por onde atende pela arroba “TheBookIsClosed”, Albacore revelou as novas features que são encontradas na configuração do Windows 11.
Esses recursos seguem a proposta que Panos Panay, chefe da divisão de produtos Windows, e a Microsoft têm para o cloud PC. O primeiro vê o formato como o futuro do Windows — provavelmente começando no 12. Já o segundo enxerga o sistema operacional em nuvem como estratégico para empresas.
Nas capturas de tela mostradas pelo Albacore, uma fonte confiável sobre assuntos do beta do Windows, a configuração do sistema operacional dará duas opções de inicialização do cloud PC.
O usuário pode escolher entre abri-lo como desktop em uma nova janela na visão de tarefas (tecla Windows + Tab) ou pelo aplicativo Windows 365, através do menu Iniciar ou da barra de tarefas. Em uma das últimas atualizações do Windows 11, a Microsoft liberou uma nova versão do app Windows 365, para acessar a versão em nuvem do sistema operacional.
Outras melhorias para o uso do Windows na nuvem é a escolha de quais acessórios compartilhar com o sistema. Como mostrado na publicação, o usuário pode selecionar se quer compartilhar recursos como impressora, microfone, localização, HD local e até a área de transferência.
Para os detalhistas, o ícone de “Home” nas configurações não deve ter passado batido. Em breve, se a Microsoft não desistir da ideia, teremos um botão para a tela inicial das configurações com um ícone de casinha. Parece simples, mas deve melhor o uso seção.
A Microsoft está ampliando seus serviços em nuvem. Além da declaração da empresa e do Panos Panay, há a expectativa que seja criado uma versão do Windows 365 com propagandas. A ideia apareceu após a Microsoft anunciar algumas vagas de emprego voltadas a um produto para “PCs de baixo custo” que terão assinaturas e propagandas.
Desse modo, a empresa baratearia os custos do seu sistema operacional para usuários finais e até fabricantes de notebook. Com uma versão do Windows 365 com anúncios, seja gratuita ou mais barata que a assinatura “ad-free”, as fabricantes podem vender laptops por preços mais acessíveis, com configurações de entrada, economizando nas peças. Afinal, o sistema rodaria na nuvem em uma máquina virtual.