Windows Recall roda em PC sem especificações exigidas pela Microsoft

Samsung Galaxy Book2 Go com Snapdragon sem NPU foi capaz de rodar Windows Recall. Leaker afirma que processadores Intel e AMD sem NPU podem rodar ferramenta

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Usuário consegue fazer Windows Recall rodar em processador Snapdragon sem NPU (Imagem: Reprodução/Albacore)
Usuário consegue fazer Windows Recall rodar em processador Snapdragon sem NPU (Imagem: Reprodução/Albacore)
Resumo
  • O Windows Recall foi executado com sucesso num notebook da Samsung sem NPU, contrariando as especificações mínimas divulgadas pela Microsoft.
  • O Galaxy Book 2 Go usado tem chip Snapdragon 7c+ Gen 3 e 4 GB de RAM, enquanto os requisitos oficiais do Windows Recall incluem 16 GB de RAM, 256 GB de SSD, NPU, tela sem notch e botão Copilot no teclado.
  • O teste sugere que é possível instalar o Windows Recall em processadores sem NPU, como os da AMD e Intel, apesar dos travamentos observados no vídeo devido ao sistema de gravação remoto.

O leaker Albacore, conhecido por revelar novidades do beta do Windows, conseguiu rodar o Windows Recall em um Galaxy Book 2 Go. O laptop de teste usa um Snapdragon 7c+ Gen 3, sem núcleo de processamento neural (NPU), uma especificação apresentada como obrigatória pela Microsoft para executar o Recall. O recurso utiliza IA para visualizar a tela do usuário e auxiliar na busca por informações.

O Windows Recall é uma das ferramentas que estreiam o conceito de AI PC, computadores Windows desenvolvidos para tarefas de inteligência artificial desde o início. Esses PCs foram batizados de Copilot+. Para se encaixarem nesse rótulo, eles precisam das seguintes especificações:

Confira o Windows Recall no vídeo abaixo

Galaxy Book 2 Go entra de penetra no conceito Copilot+

O Galaxy Book 2 Go usado por Albacore tem 4 GB de memória RAM e, como dito no início, nada de NPU. No X/Twitter, na publicação em que revelou o feito, o leaker afirma que publicará um tutorial ensinando como instalar o Windows Recall em PCs “não compatíveis” — aspas porque a incompatibilidade parece ser um ponto burlável.

De acordo com Albacore, o Recall rodou sem problemas no Galaxy Book 2 Go. O laptop foi lançado em 2023 pela Samsung. O Snapdragon 7c+ Gen 3 que o equipa conta com oito núcleos e frequência máxima de 2,4 GHz.

Windows Recall rodando em um notebook sem NPU (Imagem: Reprodução/Albacore)
Windows Recall rodando em um notebook sem NPU (Imagem: Reprodução/Albacore)

O vídeo do processo de adaptação do Windows Recall para o Galaxy Book 2 Go causou uma confusão. Nas imagens, é bem visível os travamentos durante a captura. Porém, Albacore afirma que isso é culpa do sistema de gravação, que utilizou uma sessão remota para a captação das imagens.

Algumas pessoas entenderam que o travamento era causado pelo fato de rodar o Recall em um chip antigo. Contudo, Albacore afirma que o seu teste mostra que será possível instalar a ferramenta em processadores AMD e Intel sem NPUs.

Com informações: The Verge

Relacionados