Como instalar fontes em todas as versões do Windows

Saiba como instalar fontes no Windows e incremente o sistema com novos formatos de letras para os arquivos e apresentações

André Leonardo
Por

O Windows traz uma série de fontes de texto instaladas por padrão. Entretanto, nem sempre, aquelas já presentes suprem as necessidades das pessoas. Para atender a estes usuários, a Microsoft facilita ao máximo e oferece variadas maneiras de como instalar fontes no Windows, para você incluir as suas favoritas sem nenhuma dificuldade.

Imagem fonts - como instalar fonts no Windows
Como instalar fontes no Windows (Imagem: Fabien Barral/ Unsplash)

Os dois métodos manuais para instalar fontes no Windows são bastante similares. Você precisa indicar os arquivos com as novas fontes para o sistema, que se encarregará de fazer a instalação. Enquanto o terceiro é para ser aplicado no Windows 10 ou Windows 11, pois utiliza a Microsoft Store. Veja como proceder em cada caso.

Tempo necessário: 2 minutos.

Vale lembrar que caso você baixe uma fonte e o arquivo esteja compactado em formatos como “.zip”, “.rar” ou similar. Será preciso extraí-los antes de fazer a instalação;

  1. Encontre o arquivo da fonte

    Abra o explorador de arquivos e acesse à pasta em que você baixou o arquivo. Por padrão o Windows salva na pasta “downloads”;

  2. Faça a instalação da fonte

    Selecione o arquivo da fonte, clique com o botão direito do mouse, use a opção “Instalar” ou “Instalar para todos os usuários”; No Windows 11 você deve seguir a mesma ordem, porém escolher a opção “abrir como visualizador de fontes do Windows”. Depois disto, basta instalar;Imagem fonts - como instalar fonts no Windows

  3. Finalize a instalação

    O Windows realiza o processo de instalação automaticamente, mas você pode conferir se a fonte foi instalada ao acessar a pasta de fontes do Windows em: “C:\Windows\Fonts”.

2. Como instalar fontes no Windows pelo Explorador de Arquivos [Método alternativo]

  1. Abra o Explorador de Arquivos;
  2. Acesse a pasta “C:\Windows\Fonts”.
    Você pode acessá-la também pelo comando Executar do Windows, digitando “%windir%\fonts” (sem aspas) e apertando Enter;
  3. Arraste o arquivo com a nova fonte para a pasta. O Windows irá instalar automaticamente. Se a fonte estiver compactada, abra o pacote e extraia o arquivo.

3. Como instalar fontes no Windows pela Microsoft Store

Esta terceira maneira de instalar fontes pode ser utilizada em computadores com Windows 10 ou superior. 

  1. Clique em Iniciar e depois em “Configurações” (o símbolo da engrenagem);
  2. Clique em “Personalização” e depois, em “Fontes”;
  3. Clique em “Baixar mais fontes da Microsoft Store”;
    como instalar fotes no windows - microsoft store
  4.  Clique na fonte que deseja instalar, e depois, em “Obter”;
  5. O Windows 10 irá instalar a fonte automaticamente.

De uma forma geral, o Windows não complica a instalação de fontes no sistema, facilitando ao máximo a inclusão de quantas você desejar. Uma vez instaladas, elas serão incluídas no sistema e disponibilizadas para todos os programas capaz de editar textos instalados no mesmo computador.

Como descobrir a fonte usada em uma imagem

Se você já ficou curioso sobre o estilo da fonte utilizada em algum local, a boa notícia é a possibilidade de descobrir essa informação sem dificuldades. Nós montamos um tutorial de como descobrir a fonte usada em uma imagem.

Como encontrar fontes gratuitas

Na hora de montar um trabalho ou mesmo uma apresentação simples, uma fonte pode ajudar a causar impacto. Confira 5 site para baixar fontes de graça.

Como desinstalar fontes no Windows 

  1. Acesse o painel de controle;
  2. Digite “Fontes” na caixa de buscas no canto superior direito. O Windows vai marcar a pasta de fontes;
  3. Na pasta de fontes, basta selecionar um arquivo referente a um modelo de fonte, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Excluir”. 

Você também pode ir diretamente na pasta “Fontes” do Windows e apagar o arquivo que deseja. O resultado é o mesmo.

Onde ficam salvas as fontes instaladas no Windows?

Quando você instala uma fonte no Windows ela é salva no disco principal do seu computador na pasta “Fonts”. O caminho padrão para encontrá-las é: “C:\Windows\Fonts”

Qual a fonte padrão do Windows?

O nome da fonte padrão do Windows é Segoe UI. A pronúncia é “Si – Go”.

Com informações: Microsoft, 2

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados

Relacionados