Como descobrir a fonte de uma imagem online

Ficou curioso ao ver uma fonte em uma imagem? Conheça métodos para identificar tipos de letras com o auxílio de ferramentas na internet

André Leonardo
Por

Achou a fonte de uma letra interessante? A partir de uma imagem, é possível descobrir a fonte usada com a ajuda do site WhatTheFont. Ele compara a fonte com uma biblioteca de letras salvas e consegue identificar várias alternativas. Veja como fazer o reconhecimento de uma fonte pelo PC e pelo celular.

Imagem letras - como encontrar uma fonte em uma imagem online
Como descobrir a fonte de uma imagem online (Imagem: Chuttersnap/ Unsplash)

Como identificar uma fonte pelo PC

Tempo necessário: 2 minutos.

O processo é bem intuitivo, basta seguir o passo a passo:

  1. Salve a imagem deseja descobrir a fonte

    Salve a imagem que deseja descobrir a fonte utilizada em alguma pasta no computador. 

  2. Acesse o site e faça upload

    Acesse o site WhatTheFont. Na tela principal, arraste a imagem desejada para o retângulo no centro da tela ou clique em “Click here to upload an image” para subir a imagem para o site.Como descobrir a fonte de imagem online

  3. Faça a pesquisa da fonte

    Ao terminar de subir a imagem para o site, surgirá uma caixa de seleção que marcará o ponto imagem que contenha texto. Clique no grande botão azul para dar prosseguimento com a pesquisa. Vale destacar que o site é eficiente na hora de marcar o texto da imagem, mas você também pode fazer o processo manualmente alterando a caixa de seleção.Como descobrir a fonte de imagem online

  4. Confira os resultados

    Na tela seguinte, será exibido o resultado com os nomes das fontes encontradas. A pesquisa pode entregar como resultado, fontes pagas ou gratuitas. Caso seja uma fonte paga, o valor também é exibido (em dólar) com o link de onde comprar.Como descobrir a fonte de imagem online

Dica: os resultados costumam ser bem precisos, mas para tornar a pesquisa mais eficiente é interessante usar uma imagem com pouco texto, de preferência apenas com a fonte que você deseja descobrir.

Como identificar uma fonte no celular 

O processo é similar ao feito no navegador pelo PC, com a diferença que você pode tirar uma foto da fonte que planeja descobrir.

  1. Salve a imagem deseja descobrir a fonte;
  2. Acesse o site  WhatTheFont e faça upload da imagem;
  3. Toque no botão azul para iniciar a pesquisa da fonte;
  4. Confira os resultados.

Outros serviços para encontrar fontes

Além do What The Font, utilizado neste tutorial, há outros sites que funcionam como identificadores de fontes, como:

O método para pesquisar uma fonte pela imagem é bastante similar em todos os sites apresentados, portanto, caso não encontre uma fonte em algum deles, pode valer a pena buscar em outro.

Sites para baixar fontes de graça

Se você encontrou uma fonte, mas ela é paga e o valor cobrado em dólar, as coisas podem ficar mais complicadas. Entretanto, o Tecnoblog está aqui para te ajudar. Por isso, temos um artigo com a indicação de cinco sites para baixar fontes de graça.

Portais como o BeFonts e outros indicados no texto, podem oferecer fontes gratuitas, parecidas com aquela que você está procurando, porém, é sempre importante ficar atento quanto a licença para utilização da fonte.

Como instalar fontes no PC e no Mac?

Sistemas operacionais como Windows e macOS contam com sua própria biblioteca de fontes, contudo é possível baixar fontes encontradas na internet para seu computador e assim utilizar outros tipos de letras nos programas. Você pode conferir os tutoriais de como instalar fontes no Windows e também como instalar fontes no macOS.

Posso adicionar uma fonte no Adobe Photoshop?

Sim. Na verdade, você instala a fonte no registro do seu sistema operacional e assim programas como o Adobe Photoshop podem encontrá-la. Nós explicamos melhor no artigo como adicionar uma fonte ao Photoshop.

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados

Relacionados