Você consegue encontrar a chave de ativação do Windows usando o Prompt de Comando do próprio sistema operacional da Microsoft. Ao usar uma linha de comando, é possível descobrir o serial do Windows pelo CMD.

Outra forma de saber a chave do Windows é usando o PowerShell. Semelhante ao Prompt de Comando, você pode usar um script para obter as informações sobre a chave de ativação do sistema operacional.

A seguir, conheça as duas formas de ver a chave do Windows sem usar de apps de terceiros!

Como ver a chave de ativação do Windows pelo CMD

1. Pesquise o Prompt de Comando com o Iniciar do Windows

Clique no botão “Iniciar” do Windows, na barra de tarefas, e digite “CMD” (sem aspas) para buscar a opção “Prompt de Comando”.

2. Clique em “Executar como Administrador” para abrir o Prompt de Comando

Clique na opção “Executar como Administrador” e, em seguida, confirme a ação para abrir o Prompt de Comando do Windows e, assim, usar o script para encontrar a chave de produto do Windows.

3. Execute o comando para ver a chave de ativação do Windows

Insira o comando wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey no Prompt de Comando. Então, aperte a tecla “Enter” no teclado e a chave de ativação do Windows será exibida.

Como descobrir a chave de ativação do Windows pelo PowerShell

1. Acesse o Windows PowerShell no Iniciar do Windows

Use o botão “Iniciar” do Windows, na barra de tarefas, e digite “PowerShell” (sem aspas) para acessar o atalho para o programa.

2. Selecione “Executar como Administrador” o PowerShell

Clique em “Executar como Administrador” – ou “Run as Administrator”, em algumas versões – para abrir o Windows PowerShell e descobrir como localizar a chave do Windows.

3. Use a linha de comando para saber a chave do Windows

Insira o comando powershell “(Get-WmiObject -query ‘select * from SoftwareLicensingService’).OA3xOriginalProductKey”. Em seguida, aperte a tecla “Enter” para o Windows PowerShell exibir a chave de ativação do seu Windows.

Por que meu Windows não exibe a chave de ativação?

Há algumas razões pelas quais o Windows pode não exibir a chave de ativação. As mais comuns são:

  • Comandos errados: você pode estar digitando os scripts de forma incorreta no Prompt de Comando ou no Windows PowerShell. Verifique se você está digitando os comandos exatamente como indicados;
  • Licença digital: a cópia do Windows instalada no PC usa outro formato de ativação que não necessita da chave do produto. Se você não encontrar a chave usando os métodos tradicionais, é possível que seu computador use esse tipo de licença;
  • A cópia do Windows não foi ativada: se o Windows ainda não estiver ativado em seu PC, a chave de ativação não será exibida no Prompt de Comando ou no Windows PowerShell.

Qual a diferença entre a licença digital e a chave de ativação do Windows?

A licença digital do Windows é um método de ativação do sistema operacional, especialmente do Windows 11. Por ser vinculado à conta da Microsoft, ele permite que você use o produto sem a necessidade de inserir ou confirmar a chave de produto.

A chave de ativação de produto do Windows é um código de 25 caracteres que pode ser encontrado no Prompt de Comando. Como o nome já revela, ele é usado para ativar o sistema operacional nos PCs.

Posso ativar o Windows sem ter uma chave de ativação?

Não é possível ativar o Windows se você não tiver uma chave de ativação. Embora vários programas de terceiros prometam realizar a ação, eles não são recomendados porque podem trazer malwares e colocar em risco a segurança do seu computador.

Uma alternativa é vincular à conta da Microsoft para ativar o Windows no PC. Se você tiver uma conta da plataforma com uma licença válida do Windows 10, poderá usá-la para ativar o sistema operacional no seu computador.

É possível usar o computador sem ativar o Windows?

Dá para usar o PC sem ativar o Windows por um período de 30 dias, mas as experiências serão limitadas. Não será possível customizar o sistema operacional, receber atualizações de segurança e a mensagem sobre a necessidade da ativação será exibida nas configurações.

Posso transferir a chave de ativação do Windows para outro computador?

As chaves de ativação do Windows adquiridas no varejo (Retail Channel) podem ser transferidas para outros computadores. É preciso desativar o código na máquina antiga antes de registrar no novo PC.

Já as chaves de ativação do Windows usadas por marcas ao instalar o sistema operacional em PCs na fábrica (OEM Channel) não podem ser transferidas para outro computador. Esse código é único da máquina.

Dá para usar a chave de ativação do Windows 10 no Windows 11?

Sim, é possível usar a chave de ativação do Windows 10 no Windows 11. Contudo, essa ação só é possível se você tiver uma cópia do sistema operacional adquirida no varejo (Retail Channel).

Vale dizer que dá para atualizar para o Windows 11 de graça, desde que você tenha uma cópia ativa do Windows 10. Basta que o computador atenda aos requisitos mínimos do sistema operacional para realizar a atualização.

Tem como recuperar a chave de ativação depois de formatar o Windows 11?

Sim, você consegue recuperar a chave de ativação após formatar o Windows 11. O método mais fácil geralmente é usar a licença digital vinculada à sua conta da Microsoft. Se isso não funcionar, você pode tentar usar o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.