Como ver o conteúdo de uma mensagem apagada no WhatsApp

Ver uma mensagem apagada no WhatsApp é o processo para descobrir o conteúdo de uma mensagem excluída por outra pessoa

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Imagem mostra a tela de um celular Android com a opção "Histórico de notificações". Fundo com tons de verde e o ícone do WhatsApp
O "Histórico de notificações" permite ver mensagens apagadas do WhatsApp em telefones Samsung e Motorola (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para ver uma mensagem apagada por outra pessoa no WhatsApp é necessário acessar o histórico de notificações nas configurações do Android. Esse procedimento pode ser feito em smartphones da Samsung e Motorola, quais têm o recurso embutido no sistema operacional.

Já no WhatsApp Web, a saída é usar uma extensão que permite acessar o conteúdo apagado. Em todos os casos, dá para ver apenas mensagens com conteúdo em texto, não dá para acessar áudios ou mídias apagadas no WhatsApp.

Modelos de Xiaomi ou de iPhone não têm um recurso de histórico de notificações. Nesses casos, a saída seria instalar um aplicativo que armazene o histórico das notificações. Contudo, esses apps podem comprometer a segurança do seu dispositivo.

A seguir, saiba como ver o conteúdo de uma mensagem apagada no WhatsApp.

Como ver as mensagens apagadas no WhatsApp de um celular Samsung

1. Acesse “Config.” para ver as configurações do seu celular

Toque em “Config.”, app com ícone de engrenagem no menu de aplicativos, para abrir as configurações do seu telefone.

Captura de tela do sistema operacional Android em celular Samsung mostra como acessar a opção "Config."
Acessando o “Config.” no celular Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)

2. Toque em “Notificações” para acessar mais detalhes

Desça a tela do “Config.” até encontrar a opção “Notificações” e toque nela. Depois, toque em “Configurações avançadas” para ver mais detalhes.

Capturas de tela do sistema operacional Android em celular Samsung mostram como acessar a opção "Notificações"
Acessando as opções “Notificações” e “Configurações avançadas” (Imagem: Reprodução/Samsung)

3. Selecione “Histórico de notificações” para ver mensagem apagada do WhatsApp

Toque em “Histórico de notificações” para ver todos os alertas recentes no seu telefone. Desça a tela até a seção “Últimas 24 horas”, busque o histórico de notificações do WhatsApp e toque em cima dele.

Então, você verá uma lista com todas as mensagens recebidas no app da Meta. Dessa maneira, você pode encontrar o texto da mensagem apagada por outra pessoa.

Importante: se o recurso “Histórico de notificações” estiver desativado não será possível ver as notificações enviadas anteriormente.

Capturas de tela do sistema operacional Android em celular Samsung mostram como acessar a opção "Histórico de Notificações"
Acessando “Histórico de notificações” para ver mensagens do WhatsApp no celular Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)

Como ver as mensagens apagadas no WhatsApp de um celular Motorola

1. Abra o “Configurar” no seu celular Motorola

Abra o “Configurar”, aplicativo com ícone de engrenagem disponível no menu de apps, para ver as configurações do seu telefone Motorola.

Captura de tela do sistema operacional Android em celular Motorola mostra como acessar o app "Configurar"
Acessando o “Configurar” no celular Motorola (Imagem: Reprodução/Motorola)

2. Toque em “Apps e Notificações” para ver mais configurações

No “Configurar”, toque na opção “Apps e notificações” para acessar as configurações de alertas. Em seguida, toque em “Notificações” para continuar.

Capturas de tela do sistema operacional Android em celular Motorola mostram como acessar a opção "Notificações"
Acessando as opções “Apps e notificações” e “Notificações” (Imagem: Reprodução/Motorola)

3. Toque em “Histórico de notificações” para ler as mensagens apagadas do WhatsApp

Selecione “Histórico de notificações” para acessar a lista de alertas recentes do seu telefone. Role a tela até a seção “Últimas 24 horas” e toque em cima da opção “WhatsApp”.

Dessa maneira, você consegue ver a lista com todas as notificações recebidas pelo app. Com isso, também é possível ver mensagens apagadas do WhatsApp.

Importante: se o recurso “Usar histórico de notificações” estiver desabilitado, você não conseguirá ver os alertas recebidos no telefone anteriormente.

Capturas de tela do sistema operacional Android em celular Motorola mostram como acessar a opção "Histórico de Notificações"
Acessando “Histórico de notificações” para ver mensagens do WhatsApp no celular Motorola (Imagem: Reprodução/Motorola)

Como ver mensagens apagadas no WhatsApp Web

1. Instale a extensão WA Web Plus no navegador Google Chrome

Acesse o Chrome Web Store para baixar o WA Web Plus, extensão para o Google Chrome que adiciona vários recursos ao WhatsApp Web.

Clique no botão azul “Usar no Chrome”, no canto superior direito da tela da Web Store, para a instalação. Depois, clique em “Adicionar Extensão” na janela pop up que surgir no navegador.

Capturas de tela do navegador Google Chrome mostram a instalação da extensão "WA Web Plus"
Instalando a extensão WA Web Plus no navegador Google Chrome (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

2. Acesse o WhatsApp Web no Google Chrome

Acesse o WhatsApp Web usando o navegador Google Chrome e, se necessário, faça login na sua conta no app de mensagens da Meta.

Captura de tela do navegador Google Chrome mostra a tela inicial do WhatsApp Web
Acessando o WhatsApp Web no Google Chrome (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Abra o WA Web Plus para configurar os recursos do WhatsApp Web

Com a janela do WhatsApp Web aberta, clique na extensão WA Web Plus, ícone de “+” em tons verdes ao lado da barra de endereço do Chrome. Então, você verá um menu com diversas opções e recursos.

Captura de tela do navegador Google Chrome mostra como ativar a extensão WA Web Plus no WhatsApp Web
Ativando a extensão WA Web Plus no WhatsApp Web no Google Chrome (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Selecione “Restaurar mensagens de textos apagadas” no WhatsApp

Na seção “Privacidade” do WA Web Plus, marque a opção “Restaurar mensagens de textos apagadas”. Assim, você poderá descobrir a mensagem apagada do WhatsApp.

Captura de tela do navegador Google Chrome mostra como ativar a opção "Restaurar mensagens de texto apagadas" na extensão WA Web Plus no WhatsApp Web
Ativando o recurso “Restaurar mensagens de texto apagadas” no WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. Acesse a conversa para ver a mensagem apagada do WhatsApp

Clique na conversa com a pessoa que apagou a mensagem no WhatsApp. Então, no lugar do aviso “Mensagem apagada”, você verá “🚫Esta mensagem foi apagada: [texto original da mensagem]”.

Nos testes do Tecnoblog, a extensão funcionou para ver apenas algumas mensagens apagadas do WhatsApp. Na página do WA Web Plus, outros usuários também citam que o recurso pode não recuperar todas as mensagens de texto deletadas.

Captura de tela do navegador Google Chrome mostra um exemplo de uma mensagem restaurada com a extensão WA Web Plus no WhatsApp Web
Extensão do Google Chrome revela o conteúdo das mensagens de texto apagadas no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Dá para ver as mensagens apagadas do WhatsApp por outros celulares?

É possível ver mensagens deletadas do WhatsApp no iPhone, em modelos da Xiaomi e outros celulares Android usando aplicativos de terceiros. Contudo, a prática não é recomendada porque pode comprometer a segurança dos aparelhos.

Uma alternativa segura é usar a extensão do WhatsApp Web para visualizar as mensagens deletadas por outras pessoas.

É perigoso usar um aplicativo para ver mensagens apagadas no WhatsApp?

Os apps de terceiros são perigosos porque acessam todas as notificações do telefone para identificar as mensagens apagadas no WhatsApp. Em geral, não é possível gerenciar as categorias de notificações que eles vão coletar os dados.

Dessa forma, o aplicativo consegue acessar dados confidenciais enviados por SMS, como códigos de verificação de logins de redes sociais e bancos. Essas informações podem ser usadas por criminosos para roubar suas credenciais e invadir as contas.

Além disso, usar apps de terceiros junto ao WhatsApp pode violar as regras de uso do aplicativo de mensagens da Meta. Com isso, você também arrisca ter sua conta bloqueada permanentemente.

Por que não consigo ver uma mensagem apagada no WhatsApp

Para ver a mensagem apagada no WhatsApp, é necessário que o celular tenha recebido a notificação antes do remetente apagá-la. No caso do WhatsApp Web, a sessão precisa estar ativa para conseguir usar a extensão e recuperar o conteúdo.

Em ambos os casos, você somente poderá ver as mensagens de textos apagadas. Não é possível recuperar mensagens de áudio ou arquivos de mídia (fotos ou vídeos) enviados pelo app.

Dá para recuperar uma mensagem que eu apaguei no WhatsApp?

Sim, você pode recuperar mensagens apagadas no WhatsApp. Entretanto, isso será possível apenas se você tiver feito backup das conversas antes de excluí-las. Lembrando que não dá para recuperar as mensagens apagadas para todos pelo remetente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados