O Ubuntu 24.04 LTS é oficial e estas são as principais novidades

Distribuição Linux Ubuntu 24.04 LTS "Noble Numbat" vem com ambiente Gnome 46, instalador mais inteligente, nova central de aplicativos e mais

Emerson Alecrim
Por
As principais novidades do Ubuntu 24.04 LTS "Noble Numbat" (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
As principais novidades do Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat” (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um dos eventos de todo mês de abril é o lançamento da nova versão da distribuição Linux da Canonical. O Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat” foi lançado quinta-feira (25) trazendo suporte de longo prazo (até 12 anos), instalador mais inteligente e o novo ambiente de desktop Gnome 46.

Com base na versão beta, eu mostro a seguir as cinco principais características da novidade.

1. Gnome 46

O Gnome 46 é um dos atrativos do Ubuntu 24.04. Lançada em março, essa versão não traz grandes mudanças visuais, embora tenha ajustes de design. Os avanços reais são funcionais, a começar pelo desempenho geral, otimizado para priorizar a experiência do usuário ao abrir arquivos, navegar pelo sistema ou utilizar ferramentas nativas.

Nesse sentido, o gerenciador de arquivos Files (antigo Nautilus) agora permite que a função de pesquisa na barra superior faça buscas na pasta atual ou em todo o sistema sem que o usuário tenha que mudar de janela. Basta clicar no botão de lupa no topo esquerdo para alternar entre essas opções.

O gerenciador de arquivos do Ubuntu 24.04 permite buscas globais (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O gerenciador de arquivos do Ubuntu 24.04 permite buscas globais (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Files agora também é capaz de alternar entre os modos de visualização de arquivos (como miniaturas ou listas) mais rapidamente e exibe o status de transferências de arquivos de forma mais detalhada na barra inferior.

A área de configurações do Gnome 46 passou por uma reorganização para permitir que o usuário personalize vários recursos do sistema em um único lugar. Essa mudança inclui descrições mais claras, pré-visualizações de ajustes visuais mais rápidas e um painel que permite escolher mais facilmente os aplicativos padrão.

Área de configurações mais organizada (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Área de configurações mais organizada (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Outras novidades do Gnome 46 incluem:

  • notificações com informações mais detalhadas e que, quando grandes, podem ser recolhidas ou expandidas;
  • aplicativos como Calendar (agenda), Loupe (visualização de imagens) e Music (reprodutor de áudio) com ajustes de interface e funções;
  • suporte melhorado para taxa de atualização variável (VRR);
  • suporte a touchscreen também aprimorado.

2. Instalador muito mais prático

O instalador do Ubuntu já era intuitivo, mas a experiência ficou melhor na versão 24.04. Logo nas primeiras etapas do processo, a ferramenta exibe uma tela para que você possa personalizar recursos de acessibilidade, como dimensões de elementos visuais e sinais sonoros.

Configurações de acessibilidade na instalação do Ubuntu 24.04 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Configurações de acessibilidade na instalação do Ubuntu 24.04 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Nas etapas seguintes, você pode selecionar entre uma instalação padrão ou completa. A primeira traz apenas recursos básicos do sistema operacional e é interessante para computadores com pouco espaço de armazenamento.

Um recurso chamativo é a capacidade do instalador de fazer instalação automatizada. Para isso, o usuário só precisa carregar um arquivo YAML com informações predefinidas de configuração. Isso é útil para quando o sistema operacional deve ser instalada em várias máquinas no mesmo ambiente.

O Ubuntu 24.04 permite instalação interativa ou automatizada (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O Ubuntu 24.04 permite instalação interativa ou automatizada (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Atualizações garantidas por até 12 anos

O Ubuntu 24.04 é uma versão LTS (Long Term Support), o que indica que a distribuição tem suporte prolongado. Isso é útil para organizações que não podem atualizar a versão do sistema operacional dentro de intervalos curtos, por exemplo.

No caso do Ubuntu 24.04, o que é notável é a declaração de Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, de que a versão receberá até 12 anos de atualizações, com esse suporte estendido valendo para toda a distribuição, e não somente a pacotes específicos.

O suporte padrão, com atualizações gerais, continua sendo de cinco anos. O período de sete anos adicionais vale para assinantes do Ubuntu Pro, programa de suporte avançado que é gratuito para uso pessoal, mas pago nos planos corporativos.

4. App Center para gerenciar seus softwares

Introduzido no Ubuntu 23.10, o App Center também marca presença na versão 24.04. A ferramenta permite a instalação de softwares em pacotes Snap a partir de uma interface baseada no Flutter (framework criado pelo Google para facilitar o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma).

O App Center permite instalar, atualizar e remover aplicativos facilmente (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O App Center permite instalar, atualizar e remover aplicativos facilmente (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Isso resulta em uma interface mais organizada, de uso fácil e com desempenho otimizado em relação à antecessora Snap Core, que gerava muitas reclamações por alto consumo de memória RAM.

No App Center é possível instalar, atualizar e remover um ou mais aplicativos ao mesmo tempo, com poucos cliques. Há até uma área ali exclusiva para jogos.

Falando em aplicativos, estes são algumas dos softwares do novo Ubuntu:

  • Firefox 125 (navegador padrão)
  • LibreOffice 24.2 (pacote de escritório)
  • Thunderbird 115 (cliente de e-mail)
  • Netplan 1.0 (utilitário de configuração de rede)
  • Audacity 3.4.2 (editor de áudio)
  • OBS Studio 30.0.2 (streaming e gravação de vídeo)
  • Transmission 4 (cliente de BitTorrent)
  • Remmina 1.4.35 (software de acesso remoto)
  • GCC 14 (compilador)
  • Python 3.12 (linguagem de programação)
  • Rust 1.76 (linguagem de programação)

5. Kernel Linux 6.8

O Ubuntu 24.04 vem com o kernel Linux 6.8, versão lançada em março que adiciona suporte ao chip Broadcom BCM2712 do Raspberry Pi 5, compatibilidade para os futuros processadores AMD com arquitetura Zen 5, ajustes de desempenho para unidades Intel Core Ultra, entre vários outros aprimoramentos.

Como baixar o Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat”

Você poderá fazer download da versão final do Ubuntu 24.04 LTS no site da Canonical a partir de hoje. Para instalar a distribuição em um PC, você pode baixar a imagem do sistema e usar uma ferramenta como o Rufus para gerar um pendrive de instalação.

Ubuntu 24.04 LTS "Noble Numbat" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat” (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para quem tem o Ubuntu 23.10 (a versão anterior), a atualização para o Ubuntu 24.04 LTS a partir do próprio sistema operacional pode demorar algumas semanas para ser liberada.

Se você não simpatiza com o Gnome, pode recorrer a um dos vários “sabores” alternativos do Ubuntu, a exemplo do Kubuntu, que tem ambiente de desktop KDE.

Receba mais sobre Ubuntu na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados