Ubuntu 22.04 traz Gnome 42, Wayland e suporte otimizado ao Raspberry Pi

Ubuntu 22.04 "Jammy Jellyfish" é uma versão LTS, com suporte garantido pela Canonical até 2027; kernel 5.15 é outro destaque da versão

Emerson Alecrim
Por
Ubuntu 22.04 LTS (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Seguindo a tradição de sempre lançar uma versão de sua distribuição em abril (e também em outubro), a Canonical anunciou, nesta quinta-feira (21), o Ubuntu 22.04 “Jammy Jellyfish”. A novidade é uma versão LTS, ou seja, tem suporte prolongado. Além disso, traz o Gnome 42, o kernel Linux 5.15 e o retorno do Wayland como servidor gráfico padrão.

O Gnome 42 está aqui

O Gnome 42 é mesmo um dos principais atributos da nova versão, não só por trazer elementos visuais renovados, mas por melhorar alguns aspectos funcionais.

Por exemplo, agora o Ubuntu 22.04 conta com uma ferramenta de captura de tela nativa que promete ser mais versátil. Com ela, fica mais fácil capturar apenas uma área específica, permitir que o cursor do mouse apareça na imagem ou gravar a tela (ainda que de modo limitado).

Para quem aprecia (ou odeia) o tema padrão Yaru do Ubuntu, ele permanece por aqui e parece ter sido bem adaptado às nuances do Gnome 42. Ícones e paletas de cores estão em harmonia na interface (pelo menos na primeira olhada) e o modo escuro, quando ativado, é aplicado automaticamente em todos os aplicativos compatíveis, como tem que ser.

O Ubuntu Dock, a barra vertical à esquerda que virou “marca registrada” da distribuição, foi mantido e, agora, pode ser personalizado mais facilmente: nas configurações do sistema, é fácil ajustar o tamanho dos ícones da barra (opção que já existia) ou deixá-la com aspecto flutuante, por exemplo.

A configuração do Ubuntu Dock é feito em Configurações / Aparência. Nesse lugar também encontramos outra novidade visual do Ubuntu 22:04: a possibilidade de escolher rapidamente a cor de destaque do sistema (que vai aparecer nas seleções de menus ou na área de trabalho, por exemplo).

Configuração do Dock no Ubuntu 22.04 (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
Configuração do Dock no Ubuntu 22.04 (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Wayland, Raspberry Pi e mais

A Canonical já tentou fazer o Wayland ser o servidor gráfico padrão do Ubuntu, mas teve que mudar de ideia durante algum tempo por conta de problemas de compatibilidade com placas de vídeo Nvidia. Na versão 22.04, o Wayland está de volta, inclusive em computadores baseados em GPUs GeForce.

Isso é efeito, em grande parte, da decisão da Canonical de executar drivers proprietários da Nvidia. Os usuários poderão esperar por desempenho gráfico melhorado, portanto, mas, para quem não concorda com essa ideia ou acabar tendo problemas com o recurso, é possível colocar o Xorg como servidor gráfico padrão no Ubuntu.

Seleção de cor de Ubuntu 22.04 (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
Seleção de cor de Ubuntu 22.04 (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

É claro que a distribuição também traz um pacote de softwares renovados, como Python 3.10, Ruby 3.0, LibreOffice 7.3, Thunderbird 91 e Firefox 99. Falando no navegador da Mozilla, vale lembrar que, desde o Ubuntu 21.10, ele é atualizado por padrão via pacotes snap.

Por baixo do capô também encontramos o kernel Linux 5.15, que melhora o suporte aos atuais processadores Intel de 12ª geração, por exemplo.

Ah, você se lembra que a Canonical prometeu otimizar o suporte da distribuição nos dispositivos Raspberry Pi? Pois bem, a nova versão cumpre a promessa de rodar até em um Raspberry Pi 4 com 2 GB de RAM.

Ubuntu 22.04 tem suporte até 2027

Por ser uma versão LTS (Long Term Support), o Ubuntu 22.04 tem suporte garantido pela Canonical pelo menos até abril de 2027, o que significa que novas versões de aplicativos, correções para falhas e atualizações de kernel ou drivers serão mantidas durante todo esse período.

Como as versões convencionais da distribuição costumam ter suporte oficial por apenas nove meses, as edições LTS são indicadas para uso em servidores, por exemplo.

Ubuntu 22.04 LTS (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
Ubuntu 22.04 LTS (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Baixe já

As imagens do Ubuntu 22.04 “Jammy Jellyfish” estão disponíveis no site da distribuição. Há versões tanto para desktops quanto para servidores.

Para quem usa uma versão anterior do Ubuntu, é possível fazer o update por meio da ferramenta de atualização do sistema operacional (se ainda não houver atualização disponível, a recomendação é a de simplesmente aguardar um pouco).

Colaborou: Everton Favretto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados