Ubuntu 21.10 é lançado com Gnome 40, Linux 5.13 e visual repaginado
Com Gnome 40, Ubuntu 21.10 (Impish Indri) ganha algumas mudanças visuais e melhora experiência com áreas de trabalho
Se você acompanha o universo do Linux, já sabe: outubro é o mês de renovação de uma das distribuições mais populares do mercado. A tradição foi mantida: o Ubuntu 21.10 (codinome Impish Indri) foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (14) e traz entre os seus atrativos um visual ligeiramente renovado, o Gnome 40 e, claro, uma nova versão do kernel.
Que conste desde já que esta não é uma versão LTS (Long Term Support), portanto, a Canonical garante para ela atualizações funcionais ou de segurança até julho de 2022. Apesar disso, o Ubuntu 21.10 chega em clima de celebração: esta é a 25ª versão da distribuição desde o seu lançamento, em 2004.
Enfim, o Gnome 40
Mas são as funcionalidades que mais nos interessam. Talvez a mais importante da nova versão seja a inclusão do ambiente de desktop Gnome 40. Essa versão era esperada desde o Ubuntu 21.04, lançado em abril, mas ela traz mudanças tão significativas na interface que a Canonical preferiu postergar a sua adoção.
Entre os recursos do Gnome 40 estão o suporte a novos gestos para o touchpad, um alternador horizontal entre as áreas de trabalho ativas e um modo de visualização em miniatura dos aplicativos abertos.
O tema padrão é o Yaru, que tem uma versão clara e outra escura. No 21.10, as alterações do tema são discretas, mas perceptíveis para os mais atentos. Alguns ícones foram atualizados e, quando uma opção é selecionada em um menu, ela não recebe mais uma faixa laranja, por exemplo.
Outras novidades do Ubuntu 21.10
A despeito dessas mudanças, o Ubuntu Dock, aquela barra vertical à esquerda que tão bem caracteriza a distribuição, foi mantida na versão 21.10. Ela conta com uma pequena novidade: o ícone de lixeira foi embutido nela (até então, o ícone aparecia como um atalho na área de trabalho).
Também há novas versões de softwares, é claro, com destaque para o pacote de escritório LibreOffice 7.2, o cliente de email Thunderbird 91 e, como não poderia deixar de ser, a versão mais recente do Firefox (93) — a partir de agora, o navegador é atualizado por padrão via pacotes snap.
Quanto ao kernel, o Ubuntu 21.10 é baseado no Linux 5.13, versão que, entre vários atributos, melhora a compatibilidade do sistema operacional com chips gráficos da Intel e AMD.
As imagens do Ubuntu 21.10 Impish Indri já podem ser baixadas. Para quem já usa a distribuição, basta procurar a função de atualização de software do sistema operacional para instalar a nova versão.
Leia | O que é o Ubuntu?