Fedora 38 é lançado com Gnome 44, kernel Linux 6.2 e novas opções de desktop

Gnome 44 melhora acesso a recursos e visualização de pastas; para quem prefere outro ambiente, Fedora 38 traz variantes baseadas no Budgie e Sway

Emerson Alecrim
Por
Fedora 38 com Gnome 44 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Fedora 38 com Gnome 44 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Uma das distribuições mais famosas do universo Linux foi renovada. O Fedora 38 acaba de ser lançado com Gnome 44, kernel Linux 6.2 e uma série de recursos que devem atender de usuários iniciantes a desenvolvedores. Para quem não aprecia o Gnome, também há novos spins — versões com ambientes de desktop diferentes.

Área de trabalho melhorada

O Gnome 44 é o principal recurso da variante Workstation do Fedora 38, focada em uso doméstico. O ambiente de desktop traz um conjunto de pequenas melhorias que aprimoram a experiência do usuário no dia a dia.

Por exemplo, as configurações rápidas, acessíveis no canto superior direito, agora permitem ao usuário conectar ou desconectar dispositivos Bluetooth com poucos cliques. A mesma área também lista aplicativos rodando em segundo plano.

Outra novidade é a possibilidade de compartilhar senhas de Wi-Fi por meio de QR code. Já o gerenciador de arquivos Nautilus pode exibir o conteúdo de uma pasta em uma hierarquia, sem que você tenha que entrar nela.

Gerenciador de arquivos com hierarquia no Fedora 38 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Gerenciador de arquivos com hierarquia no Fedora 38 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Kernel Linux 6.2

Internamente, o destaque do Fedora 38 fica para o Linux 6.2. Essa versão do kernel foi liberada em fevereiro e traz, principalmente, melhorias na compatibilidade com hardware. Entre elas estão ajustes que aumentam o suporte a chips Apple M1 e a GPUs Intel Arc.

Correções de falhas e aprimoramentos de desempenho também fazem parte do Linux 6.2.

Outras mudanças internas da distribuição incluem os drivers gráficos Mesa 23, reforço da segurança no gerenciador de pacotes RPM e uso de sinalizadores de compilador mais rígidos para prevenção de estouros de buffer.

Entre as ferramentas para desenvolvedores e uso profissional pré-instaladas estão: GCC 13.0, Golang 1.20, PHP 8.2, PostgreSQL 15, LLVM 16 e Ruby 3.2.

Aplicativos nativos do Fedora 38 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativos nativos do Fedora 38 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Novos spins

Para quem não simpatiza com o Gnome ou quer experimentar um ambiente de desktop diferente, o Fedora 38 chega com vários spins. Dois deles acabam de se tornar oficiais.

O primeiro é baseado no Budgie, que traz uma interface cuja organização lembra o Windows. Ele também pode ter um visual que remete ao macOS (é assim no Ubuntu Budgie). O seu maior atrativo é a facilidade de uso.

Já o segundo spin tem como base o Sway, ambiente ligado ao servidor gráfico Wayland. Na verdade, o Sway não é bem um ambiente de desktop, mas um gerenciador de janelas “lado a lado”. A ideia é a de que o usuário possa lidar com várias janelas ao mesmo tempo de forma prática.

Fedora Budgie (imagem: divulgação/Fedora)
Fedora Budgie (imagem: divulgação/Fedora)

Fedora 38: onde baixar?

O Fedora 38 está disponível no site oficial. Além da variante Workstation, por ali é possível encontrar as opções para servidores, nuvens, internet das coisas e CoreOS, com recursos mínimos para uso profissional.

Para quem vem do Fedora 37, é possível migrar para a nova versão na área de atualizações de software. Uma notificação deverá ser exibida pelo sistema para avisar da disponibilidade.

Gerenciador de desktops do Fedora 38 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Gerenciador de desktops do Fedora 38 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Por fim, as versões com Budgie e Sway podem ser obtidas na página de spins. Note que o link também tem opções baseadas nos ambientes KDE Plasma, Xfce, LXQt, Cinnamon, entre outros.

Entre os spins, outra opção de download que merece destaque é o Fedora Phosh, que permite executar a distribuição com Gnome em celulares e tablets.

Curiosamente, o Fedora 38 chega apenas alguns dias antes do lançamento oficial do Ubuntu 23.04. Essa versão também traz o Gnome 44 e o kernel Linux 6.2 como principais atributos.

Receba mais sobre Gnome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados