Google Meet terá opção para ocultar vídeo de colegas
Se você se distrai com fundos chamativos ou gatinhos que invadem as reuniões, poderá desligar as imagens da câmera de um usuário
Se você se distrai com fundos chamativos ou gatinhos que invadem as reuniões, poderá desligar as imagens da câmera de um usuário
Para quem precisa fazer muitas reuniões online e sempre acaba distraído com algum participante, o Google Meet vai dar uma ajudinha. Agora, a plataforma vai dar a opção de desligar o vídeo de uma pessoa específica.
O novo recurso fica na lista de pessoas, naquela barra lateral à direita. Ao tocar nos três pontinhos do lado do nome de um usuário, aparecem diversas opções, como fixar na tela ou remover da chamada. Lá também vai ficar o botão para não ver a câmera daquela pessoa.
O Google explica que isso só impacta a sua experiência — todos os outros usuários continuarão vendo as imagens daquele usuário. Ninguém será notificado, então pode ficar tranquilo: você não vai passar vergonha.
Como comenta o The Verge, isso pode ser útil quando algum colega está com um plano de fundo muito chamativo, ou quando ele tem um gato que adora aparecer diante das câmeras.
Eu nunca perderia a oportunidade de ver um gatinho fofo, mas tudo bem, eu entendo que tem gente que prefere se concentrar.
Outra novidade é o modo “Somente áudio”. Disponível no app do Meet para celular, ele não mostra a câmera de outros participantes, apenas apresentações — um bom modo de economizar bateria e dados.
Até agora, o Google Meet tinha uma opção mais geral para isso. Nas configurações de vídeo, o menu de resolução de entrada permite colocar a reunião em modo somente áudio, ou em um vídeo por vez, que exibe automaticamente apenas quem está falando.
Esses recursos são bem úteis quando a internet está ruim, ou quando o Wi-Fi da sua casa caiu e você precisa rotear o 4G do celular.
Também existe a alternativa de mudar o layout da chamada para destacar quem está falando, deixando ou não uma barra lateral com os outros participantes.
Quando a pandemia de COVID-19 começou e muita gente teve suas primeiras experiências com trabalho remoto, as reuniões online viraram uma fonte de estresse.
Pode parecer que não, mas elas são desgastantes a seu modo, devido a algumas particularidades.
Entre elas, estão o excesso de contato visual, ter que olhar sua própria imagem, ser obrigado a ficar quase imóvel em frente a uma câmera e receber muitos estímulos visuais ao mesmo tempo.
O novo recurso do Google Meet parece pensado para este último problema.
Para as outras questões, dá para tomar algumas medidas que diminuem o cansaço, como redimensionar apps para deixar o rosto em um tamanho mais natural, minimizar a janela com sua própria imagem e colocar a câmera mais longe para ter mais liberdade de movimento.