Ilustração de imagem apagada em uma conversa no WhatsApp
Usuários podem usar galerias, arquivos locais ou até mesmo backups para recuperar fotos apagadas do WhatsApp (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O processo de recuperar fotos apagadas do WhatsApp depende de fatores como: quem enviou a imagem, em qual sistema operacional está instalado o aplicativo ou se existe um backup recente feito antes da exclusão da foto.

A partir disso é possível procurar na galeria de fotos do celular, na pasta de arquivos do WhatsApp no Android ou em backups feitos do aplicativo.

Se a imagem ainda estiver armazenada no aparelho, será possível recuperar a foto apagada do WhatsApp. Caso contrário, pode não ser possível ter acesso ao arquivo de imagem por questões de privacidade.

A seguir, entenda como recuperar fotos apagadas do WhatsApp.

Procure na galeria do Android a foto apagada do WhatsApp

É possível usar a galeria do Android para procurar imagens que você enviou e apagou somente no WhatsApp. Também é possível buscar mídias enviadas e deletadas por terceiros, desde que você tenha salvado os arquivos.

1. Abra a galeria de seu Android

Inicie o aplicativo Galeria em seu dispositivo Android.

Abrindo o app Galeria no dispositivo Android
Abrindo o app Galeria no dispositivo Android (Imagem: Reprodução/Android)

2. Procure pela imagem apagada no WhatsApp

Vasculhe os álbuns para recuperar foto apagada do WhatsApp. Dê preferência para o álbum “WhatsApp Images”, mas procure em “Todas as fotos” e até em “Itens excluídos”, se necessário.

Procurando por fotos apagadas do WhatsApp na galeria do Android
Procurando por fotos apagadas do WhatsApp na galeria do Android (Imagem: Reprodução/Android)

Procure na galeria do iPhone a foto apagada do WhatsApp

Você pode procurar por fotos próprias apagadas no mensageiro da Meta ou por imagens de terceiros apagadas, desde que o recurso “Salvar em Fotos” esteja ativado nas configurações de conversas do WhatsApp.

1. Abra o app Fotos em seu iPhone

Abra o aplicativo Fotos em seu dispositivo iOS para iniciar o processo de recuperar mídia apagada do WhatsApp.

Acessando o app Fotos no iPhone
Acessando o app Fotos no iPhone (Imagem: Reprodução/iOS)

2. Vasculhe as pastas em busca das fotos apagadas do WhatsApp

Entre nos álbuns para fazer a busca, dando preferência para o álbum “WhatsApp”. Verifique também possíveis mídias deletadas na seção “Apagados”, se necessário.

Buscando imagens apagadas do WhatsApp no app Fotos do iOS
Buscando imagens apagadas do WhatsApp no app Fotos do iOS (Imagem: Reprodução/iOS)

Verifique a pasta do WhatsApp pelo gerenciador de arquivos do Android

Usuários de Android podem utilizar o gerenciador de arquivos do sistema operacional para procurar fotos apagadas por quem enviou no WhatsApp, desde que tenham salvado o arquivo. Trata-se de uma alternativa para recuperar foto apagada sem backup do mensageiro.

1. Abra o gerenciador de arquivos do Android

Procure por “Gerenciador de Arquivos” em seu dispositivo Android e abra a ferramenta.

Abrindo o Gerenciador de Arquivos do Android
Abrindo o Gerenciador de Arquivos do Android (Imagem: Reprodução/Android)

2. Vá até a pasta “WhatsApp Images”

Toque no ícone de pasta para acessar os diretórios do armazenamento interno. Depois, faça o caminho: Android/media/com.whatsapp/WhatsApp/Media/WhatsApp Images. É na pasta “WhatsApp Images” que as fotos do mensageiro ficam salvas localmente.

Acessando a pasta "WhatsApp Imagens" nos arquivos locais do Android
Acessando a pasta “WhatsApp Imagens” nos arquivos locais do Android (Imagem: Reprodução/Android)

3. Procure pela foto apagada do WhatsApp

Role a página para procurar a imagem do WhatsApp apagada. Uma vez encontrada, segure-a, toque no ícone “Enviar” e escolha algum chat de rede social para enviá-la, salvá-la na galeria, e finalizar o processo para recuperar fotos apagadas no mensageiro da Meta.

Procurando fotos apagadas do WhatsApp nos arquivos locais do Android
Procurando fotos apagadas do WhatsApp nos arquivos locais do Android (Reprodução/Android)

Restaure o backup do WhatsApp para recuperar as fotos apagadas

O usuário também pode restaurar fotos do WhatsApp por meio de um backup salvo no Google Drive (Android) ou iCloud (iPhone). Vale destacar que o processo só funciona se o backup foi feito antes das mídias serem apagadas.

Com o backup salvo na nuvem, o usuário terá de reinstalar o WhatsApp, confirmar o número de telefone e fazer o processo de recuperar mensagens apagadas do WhatsApp por meio do backup. Pode levar um tempo até que todas as mídias sejam restauradas, dependendo do tamanho do backup.

Tem como recuperar fotos de visualização única no WhatsApp?

Não. As fotos de visualização única não ficam salvas na galeria e nem podem ser capturadas com print de tela. Logo, não é possível recuperá-las ou vê-las novamente após ter fechado o arquivo.

A imagem indisponível no WhatsApp significa que ela foi apagada?

Não necessariamente. Uma mídia ou imagem indisponível no WhatsApp pode indicar que ela foi deletada ou que ela foi redirecionada para outra pasta (no próprio armazenamento interno do celular ou no cartão SD), o que exige uma busca minuciosa no aparelho.

Também há casos em que a mídia indisponível está relacionada a bugs do mensageiro ou à falta de permissões do aplicativo. Nessas situações, recomenda-se atualizar o aplicativo ou entrar no gerenciamento de apps do seu aparelho e ativar as permissões de mídia do WhatsApp.

Posso impedir que a pessoa apague as fotos enviadas no WhatsApp?

Não há como impedir que a pessoa apague mensagens ou fotos dentro do prazo de 48 horas após o envio. Mas depois desse período, o próprio WhatsApp impede que o dono do envio apague a foto para todos.

Uma alternativa é salvar a imagem ou fazer um backup de conversas assim que a pessoa enviar uma foto. Isso permitirá o acesso à mídia mesmo se o contato deletar o arquivo antes do prazo de 48 horas ou se você apagar conversas do WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados