Como recuperar fotos apagadas do celular

Deletou algo que não devia? Não se preocupe, existem maneiras de recuperar fotos apagadas no Android e iOS. Saiba como

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 12 meses
celular android/Lisa Fotios/Pexels

Apagou sem querer fotos ou vídeos do seu celular? Respire. Existem maneiras de restaurar mídias deletadas no Android e iOS (iPhone e iPad). Os métodos variam de acordo com o dispositivo e de fatores como o uso de armazenamento em nuvem. Acompanhe neste guia algumas opções e saiba como recuperar fotos apagadas.

Como recuperar fotos apagadas do Android

Google Fotos

Se você usa um celular com Android, o jeito mais fácil de recuperar uma mídia apagada é pelo Google Fotos. Desde que o backup automático do aplicativo esteja ativado, a foto ou vídeo continuará na lixeira por 60 dias. Depois desse prazo, o arquivo será apagado definitivamente.

Siga o passo a passo abaixo se o backup estiver ativado:

  1. Abra o aplicativo Google Fotos;
  2. Toque em “Biblioteca”, no menu inferior, e depois em “Lixeira”;
  3. Você verá os itens apagados nos últimos 60 dias. Depois de achar o arquivo desejado, é só pressioná-lo;
  4. Toque em “Restaurar”.

Se a foto excluída não estiver na lixeira, ela foi deletada permanentemente e não poderá ser restaurada.

Ao fazer a restauração, as mídias voltarão para a galeria do smartphone, para a biblioteca do Google Fotos e para os álbuns em que elas estavam antes.

Aplicativos e programas

Não achou o que queria na lixeira do Google Fotos? Você pode recorrer a alguns softwares que prometem ajudar no processo de recuperar fotos apagadas. Vejas duas opções que te ajudam a restaurar mídias deletadas:

  • Disk Drill: O programa está disponível para as plataformas Windows e MacOS. Com ele, você consegue acessar arquivos apagados do cartão de memória. Quer tentar? O Tecnoblog tem um tutorial de como recuperar fotos e vídeos do cartão de memória com o Disk Drill.
  • DiskDigger: Disponível na Google Play Store, o DiskDigger pode ser uma solução para quem deseja recuperar fotos pelo próprio celular. No entanto, a varredura completa só será possível em Androids com root.

Recuperar fotos deletadas do iPhone

Existe mais de uma forma de recuperar fotos excluídas em um iPhone ou iPad, mas algumas delas exigirão um backup prévio. Felizmente, antes de partir para restaurações, há um método rápido para achar o arquivo deletado.

Pasta “Apagados” no iPhone

Ao deletar uma foto da sua galeria no iOS, o sistema automaticamente envia a mídia para a pasta “Apagados”. Ela não será vista no seu rolo de câmera, mas pode ser acessada na pasta até 30 dias depois de deletada. No 31º dia, a foto será apagada permanentemente. Antes desse prazo, é muito simples recuperá-la — siga as etapas abaixo.

  1. Abra o aplicativo “Fotos”, nativo do iOS;
  2. Na aba “Álbuns”, role a tela até o fim. Você verá a pasta “Apagados” abaixo de “Outros Álbuns”. Toque nela;
  3. Selecione a foto desejada e toque em “Recuperar”. Se você quiser, também pode clicar em “Recuperar tudo” para restaurar todas as fotos da pasta;
  4. Toque no botão “Recuperar foto” para confirmar a ação.
Como recuperar fotos apagadas no iphone

Pronto! A foto retornará para sua galeria principal e para os álbuns em que estava antes. Se você procurar em “Recentes”, a imagem não será a última da galeria, pois ela volta com a data original de criação. Para achá-la, role a tela até chegar ao período em que a foto foi tirada.

Backup do iCloud

A mídia desejada não estava na pasta de arquivos recentemente apagados? Então você precisará recuperá-la restaurando um backup. Lembrando que, para esse método funcionar, a foto deve estar presente no backup — do contrário, nada adiantará.

Como apagar fotos duplicadas do iCloud

Ao restaurar um backup, as mídias não serão os únicos itens antigos que voltarão ao celular. Mensagens antigas, aplicativos… tudo isso estará de volta. Portanto, antes de fazer a restauração, analise a data do backup e veja se realmente vale a pena.

Siga os passos abaixo:

  1. Antes de qualquer coisa, faça um backup recente do seu celular. Se algo der errado na restauração do antigo, suas configurações atuais estarão intactas;
  2. Abra o app “Ajustes” > “Geral” > “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  3. Insira o código de acesso do seu celular e confirme;
  4. O dispositivo apagará todos seus dados. Quando o celular ligar de novo, você passará pela tela de “Olá” e verá a opção “Restaurar de um Backup do iCloud”;
  5. Faça login no iCloud e selecione o backup que contém a foto desejada.

Pronto!

Você também pode fazer um backup pelo iTunes.

Espero que um dos métodos acima tenha funcionado para você. Mas lembre-se que, para não precisar passar por isso de novo, o ideal é sempre fazer um backup das suas mídias. Você pode guardá-las em nuvens como o Google Fotos, OneDrive e Dropbox.

Com informações de: Google e Next Pit

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados