Como recuperar fotos e vídeos do cartão de memória

É possível recuperar fotos e arquivos apagados de um cartão de memória, com programas para Windows, macOS e Android

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Esa Ruitta / cartões de memória / Pixabay / recuperar fotos apagadas do cartão de memoria

Todo mundo já passou por isso: na hora de limpar o smartphone e o cartão de memória, o usuário de confunde e apaga arquivos e fotos que não deveria. Pior, não haviam cópias deles em nenhum outro lugar. Ainda que a situação pareça desesperadora, é possível recuperar fotos e vídeos do cartão de memória com as ferramentas certas (e um pouco de sorte).

Aqui, damos as dicas de programas capazes de recuperar fotos e arquivos apagados do cartão de memória, disponíveis para plataformas WindowsmacOS e Android.

Recupere fotos e arquivos do cartão de memória (PC e Mac)

Há uma série de programas compatíveis com Windows e macOS para a recuperação de arquivos deletados, mas são apenas dois os melhores, mais confiáveis e totalmente gratuitos, um deles compatível com ambos sistemas operacionais. Vamos a eles:

1. Disk Drill (Windows, macOS)

Disk Drill / recuperar fotos apagadas do cartão de memoria

Quando se trata de recuperar arquivos deletados, o Disk Drill  é uma ferramenta bastante poderosa e fácil de usar. Ele reconhece qualquer unidade conectada a seu PC ou Mac e oferece opções de análise rápida ou profunda, que oferece melhores resultados, mas demora mais.

Uma vez instalado, selecione a unidade que deseja analisar, escolha a forma de varredura e espere o processo terminar. Ao final, selecione os arquivos (é possível navegar pelas pastas) e clique no botão Recuperar; o Disk Drill vai pedir que você indique uma segunda pasta onde os arquivos serão salvos (de preferência, no seu HD).

2. Recuva (Windows)

Recuva / recuperar fotos apagadas do cartão de memoria

O Recuva é um produto da mesma empresa responsável pelo CCleaner, e é igualmente bem versátil. Ele conta inclusive com um assistente bastante intuitivo, que pergunta ao usuário onde ele deve procurar e quais tipos de arquivos ele deve recuperar.

Ao abrir o software, é possível selecionar a opção “No meu cartão de mídia ou iPod”, para que o Recuva vasculhe todas as unidades removíveis instaladas, ou indicar manualmente a letra de unidade em que o cartão foi montado, ao ser inserido no computador. Feita a busca, você pode selecionar os arquivos manualmente ou filtra-los por tipo para marcar os desejados. Feito isso, clique em Recuperar.

Recupere fotos e arquivos do cartão de memória (Android)

Android / DiskDigger / recuperar fotos apagadas do cartão de memoria

Caso seu computador não tenha conseguido reconhecer o seu cartão de memória, a saída é fazer a recuperação de arquivos pelo próprio smartphone. No caso do Android, uma das ferramentas mais poderosas e práticas é o DiskDigger; na versão gratuita ele só recupera fotos, já a paga é capaz de resgatar vídeos e outros tipos de arquivo.

Além disso, a opção de varredura profunda só é possível em dispositivos Android com root. Mas, de qualquer forma, a busca básica é capaz de atender a maioria dos usuários.

Uma vez iniciada a varredura (que pode demorar, dependendo do espaço interno do smartphone e do cartão de memória), é possível visualizar os arquivos já recuperados. Terminada a análise, o usuário pode selecionar manualmente os arquivos e salva-los localmente, num serviço na nuvem (como Google Drive ou Dropbox) ou mesmo fazer o upload para um servidor FTP, além de deleta-los de forma definitiva do cartão.

Lembre-se:

Nenhuma ferramenta de recuperação de dados, por mais especializada que seja é capaz de recuperar todos os dados deletados todas as vezes. Em alguns casos, é preciso fazer root no Android (como é o caso do DiskDigger) ou utilizar ferramentas profissionais, que costumam custar muito caro. Assim, não há garantias de que as soluções apresentadas aqui irão resgatar todas as suas fotos e os arquivos apagados.

Por isso, é sempre bom fazer backup dos dados de seu smartphone em unidades externas ou na nuvem, para evitar a perda de fotos, vídeos e arquivos importantes.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados