Chaves do Windows 10 e 11 criadas pelo ChatGPT podem não ser o que você pensa

Relatos de chaves de ativação entregues pelo ChatGPT e Bard vem de listas publicadas em sites; códigos podem ser de Windows já ativados em outros PCs

Felipe Freitas
Por
ChatGPT
ChatGPT não cria chaves de ativação do Windows, apenas republica chaves publicadas em sites (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Nos últimos dias, começou a viralizar no Twitter o uso do ChatGPT e do Bard (IA do Google) para “produzir chaves de ativação” do Windows 10 e Windows 11. A prática até parece ser um belo drible para cima da Microsoft. Porém, você pode estar apenas usando um código para “testar” o sistema operacional.

Antes de tudo, vale relembrar como o ChatGPT, Bard e Bing Chat funcionam. Apesar de serem inteligências artificiais generativas, capazes de criar texto, códigos, resumirem livros, entre outros, elas (ainda) não criam chaves de ativação do Windows — mas o ChatGPT sabe criar chaves para o Windows 95.

O que essas IAs fazem é aprender com conteúdos publicados na internet, logo, elas buscam esses códigos em outros sites. Em outras palavras, o usuário recebe uma chave já publicada — o Bard até informou para o Neowin que a chave era de um computador usado. E na verdade elas podem apenas ser chaves de instalação, que entregam um “período de testes” do sistema operacional.

Chaves não funcionam na enorme maioria dos casos

Como investigou o Tech Radar, a enorme maioria dos relatos de quem usou o ChatGPT para “ganhar” uma chave de ativação não teve sucesso em “autenticar” o seu Windows, seja o 10 ou 11. E quem conseguiu ativar pode estar usando uma chave já registrada em outro computador.

Todavia, desses poucos que parecem ter tido sucesso (afinal, com o “dibre” para cima da Microsoft, todos podem ter recebido apenas uma chave de instalação — e a dona do Windows não ficará preocupado com isso. Já que estamos falando de IA, segue a resposta do Bing Chat para a diferença entre chave de instalação e chave de ativação.

“Uma chave de instalação é um código usado para instalar o Windows no seu computador. Ele não é o mesmo que uma chave de ativação. Uma chave de ativação é um código usado para ativar o Windows depois que ele foi instalado. Após colocar a chave de ativação, o Windows é ativado e você poderá usar todos os seus recursos.”

Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 não ativado possui limitação de recursos (Imagem: Divulgação/Microsoft)

No Windows 11, você pode verificar o status do sistema operacional abrindo as configurações e clicando em “Sistema” e selecionando a opção “Ativação”. No Windows 10, a “Ativação” está no menu “Atualização e Segurança”. E dos relatos em fóruns e Reddits da vida, um print dessa tela provaria a eficácia das chaves — mas o usuário pode “trollar” aqui com um Windows ativado pelo método “tradicional”.

A chave de instalação permite usar todos os recursos do sistema operacional por alguns dias. Geralmente, por 60 dias. Após esse período, a “marca d’água” para ativar o Windows retorna para o canto inferior direito.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados