Audacity ganha remoção de voz e outras funções de IA
Ferramenta gratuita para edição de áudio utiliza tecnologia da Intel para levar recursos de IA, como cancelamento de ruído, para o programa
Ferramenta gratuita para edição de áudio utiliza tecnologia da Intel para levar recursos de IA, como cancelamento de ruído, para o programa
O popular software gratuito Audacity divulgou nesta semana a estreia de recursos de IA. Agora, os usuários poderão utilizar ferramentas como a de cancelamento de ruído, transcrição de áudio e remoção de voz. Essas novas funcionalidades utilizam a tecnologia OpenVINO da Intel e são otimizadas para os processadores da empresa.
Para instalar esses novos recursos do Audacity, o usuário precisa baixar as ferramentas da OpenVINO através do GitHub e usar uma versão mais antiga do editor, a versão 3.4.2. Na página do GitHub estão as instruções de como instalar o OpenVINO.
Após baixar o OpenVINO e o Audacity 3.4.2, o usuário precisa copiar o conteúdo das pastas para o local onde o Audacity está instalado. Feito isso, ao rodar o editor de áudio, é necessário clicar em “Editar” e em seguida na opção “Preferências”.
Após essa etapa, selecionar o menu “Módulos” e mudar o “mod-openvino” para Habilitado. Agora o usuário terá que fechar e abrir o Audacity novamente. Se a instalação foi feita corretamente, a opção OpenVINO AI Effects estará disponível no menu Efeitos. Importante: o Audacity conta com tradução para português.
Dois recursos anunciados pelo Audacity podem entrar no debate sobre IAs e direitos autorais: a ferramenta Style Remix e Music Generation (Geração de Música). A primeira cria uma nova música baseada em músicas pré-existentes.
Já a segunda é explicada pelo seu próprio nome, ela cria uma canção através de um prompt. Essas ferramentas utilizam a tecnologia da Stable Diffusion e Riffusion para gerar novas músicas e remixes.
Os recursos de remoção de ruídos e transcrição de áudio, de acordo com o Audacity, é focado para podcasts e entrevistas. A ferramenta de transcrição utiliza a Whisper, tecnologia de inteligência artificial da OpenAI.
A Music Separation é uma função que permite separar a voz de uma música dos instrumentos ou de cada instrumento separado. Por exemplo, o usuário pode querer remover a guitarra de uma música para colocar uma outra gravação.
Com informações: XDA-Developers e PCWorld