Como cortar um áudio no Audacity

Com o editor de áudio gratuito é possível cortar e mixar diferentes tipos de arquivos, como músicas em MP3 e áudios do WhatsApp

Jean Prado Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Mulher trabalhando em uma edição de áudio
Cortar um áudio no Audacity é bem rápido. (Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash)

Apesar de ser um programa de edição que oferece recursos bem completos, o software não tem uma interface tão intuitiva — mas isso não precisa ser um problema para você. Veja como cortar um áudio usando o Audacity.

Tempo necessário: 3 minutos

No programa de código aberto, você pode editar áudios nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Abra o áudio no Audacity

    Arraste e solte o áudio na página do programa. Se preferir, vá em “Arquivo”, no menu superior, clique em “Abrir” e selecione o áudio desejado no computador;Como abrir um áudio no Audacity

  2. Faça a seleção da parte do áudio que será excluída

    Toque no início do trecho que será cortado e, com a ajuda do mouse, arraste para esquerda ou para a direita para selecionar onde será o fim do corte — a linha que mostra a minutagem do áudio ficará cinza nas partes escolhidas por você;Captura de tela mostrando como cortar um áudio no Audacity

  3. Exclua a parte selecionada

    Para cortar o trecho escolhido no Audacity, aperte a tecla Delete do seu teclado, tanto no Windows quanto no Mac. Note que ficará um “vazio” no final da linha de edição já que uma parte do áudio foi excluído.Linha vazia após cortar um áudio no Audacity

 Sobrou ruído? Veja como limpar o som no Audacity

Trabalhar com edição de áudio é um trabalho minucioso, porque qualquer falha pode render uma má experiência para quem está escutando. Por isso é importante estar atendo a todos os detalhes.

Tendo isso em mente, após cortar as partes descartáveis do seu áudio, faça também uma limpeza no som. O Audacity permite que você remova os ruídos do seu trabalho em um processo bem simples.

É só ir em “Efeitos” e depois encontrar a opção “Redução de ruído”. Essa ajuste deve te ajudar a entregar um trabalho de qualidade.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Audacity na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados