Conversa por voz no WhatsApp: o que é e como iniciar um bate-papo em tempo real

As conversas por voz do WhatsApp permitem bate-papos síncronos em grupos com 33 a 256 membros, sem a necessidade de ligar para os contatos

Igor Shimabukuro Ana Marques
Por e
• Atualizado há 3 meses
Ilustração do ícone do chat por voz do WhatsApp
Usuários podem iniciar um chat por voz em grupos de 33 a 256 membros (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As conversas por voz no WhatsApp permitem criar uma sala de bate-papo em tempo real usando o microfone. O recurso pode ser acessado apenas no aplicativo do mensageiro para celular (Android ou iOS).

O uso do chat por voz é semelhante ao que existe em apps como o Discord, e não deve ser confundido com as chamadas do WhatsApp (ligações) e mensagens de voz (gravações de áudio). Trata-se de uma forma mais discreta de conversar simultaneamente com os participantes, e ainda poder interagir via texto no grupo.

A seguir, confira mais informações sobre a função e veja como iniciar uma conversa por voz no WhatsApp.

O que é uma conversa por voz no WhatsApp?

A conversa por voz do WhatsApp é um bate-papo em tempo real (síncrono) com uso do microfone. O recurso é limitado a grupos com 33 a 256 pessoas, e só pode ser usado na versão do mensageiro para celular (Android ou iPhone).

Diferentemente das ligações de grupo do WhatsApp, os chats de voz permitem a entrada e saída de membros enquanto a sala estiver ativa. Os participantes são notificados sobre a abertura de um chat por voz com um simples balão de mensagem, em vez de verem seus celulares tocando.

A sala de voz continuará ativa mesmo que você saia, e só será encerrada quando todos os membros a deixarem ou se um único participante ficar sozinho (sem que ninguém entre) por 60 minutos.

Como iniciar uma conversa por voz no WhatsApp

1. Abra o WhatsApp e acesse um grupo com 33 a 256 membros

Inicie o WhatsApp em seu dispositivo (Android ou iOS) e entre em um grupo com no mínimo 33 pessoas e no máximo 256 membros.

Entrando em um grupo do WhatsApp com suporte para o chat por voz
Entrando em um grupo do WhatsApp com suporte para o chat por voz (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Toque no ícone do chat de voz no topo da conversa

Aperte no ícone de ondas sonoras localizado na barra de informações da conversa de grupo.

Acionando o ícone de chat por voz do WhatsApp
Acionando o ícone de chat por voz do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Inicie a conversa por voz no grupo do WhatsApp

Toque em “Iniciar conversa por voz” para abrir o bate-papo com microfone. Novos participantes serão exibidos no pop-up do chat por voz do grupo.

Iniciando uma conversa por voz no WhatsApp
Iniciando uma conversa por voz no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como sair de uma conversa por voz no WhatsApp?

Para sair de uma conversa por voz do WhatsApp é preciso tocar no ícone de “X” no pop-up (ao topo ou na parte inferior) que exibe os participantes.

Saindo de um chat por voz no WhatsApp
Saindo de um chat por voz no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como funcionam as conversas por voz no WhatsApp?

As conversas por voz no WhatsApp são restritas para Android e iPhone, e funcionam como sessões de bate-papo com microfone voltadas para grupos com 33 a 256 membros. O recurso tem mecanismos semelhantes aos de uma sala no Discord.

Qualquer membro poderá iniciar um chat por voz pelo WhatsApp, se não houver restrições para envios de mensagens no grupo. Os demais participantes então recebem uma notificação (que não pode ser silenciada) sobre a chamada ao invés do toque das ligações de grupo.

Os indivíduos conseguem entrar ou sair da sessão a qualquer momento. E durante a conversa por voz, os participantes ficam visíveis em um pop-up que pode ser minimizado, o que permite enviar mensagens de texto ou navegar pelo WhatsApp de maneira simultânea.

A conversa por voz será encerrada automaticamente se todos os participantes saírem da sessão ou se uma única pessoa ficar sozinha na sala durante 60 minutos sem que ninguém entre.

Ilustração de uma conversa por voz ativa do WhatsApp
Ilustração de uma conversa por voz ativa do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Tem como gravar uma conversa por voz no WhatsApp?

Sim, mas apenas se o usuário colocar a conversa por voz do WhatsApp no viva-voz e gravar o bate-papo com outro dispositivo que capture sons com microfone.

Não há como gravar a conversa com o mesmo celular, já que o uso do microfone durante o chat de voz do WhatsApp impede o funcionamento simultâneo de ferramentas de gravação de tela ou fala pelo aparelho.

Dá pra fazer chamadas por voz no WhatsApp Web ou Desktop?

Não. A Meta disponibiliza as conversas por voz do WhatsApp apenas no aparelho principal do usuário. O WhatsApp Web e WhatsApp Desktop são extensões do app para celular, mas não oferecem o recurso de chat por voz do mensageiro.

Posso encerrar uma conversa por voz para todos os membros do grupo?

Não há como encerrar uma conversa por voz do WhatsApp em atividade se outros membros ainda estiverem nela. O chat por voz só será finalizado caso todos saiam da sessão ou se apenas uma única pessoa permanecer no bate-papo por 60 minutos sem que ninguém entre.

Posso desativar o chat por voz em um grupo do WhatsApp?

Sim, mas o processo só vale se você for o único administrador do grupo. Como o único a ter o privilégio de admin, basta entrar nas permissões do grupo e desabilitar o envio de mensagens por outros membros. Isso fará com que nenhum outro participante (além de você) consiga usar o chat por voz.

Usar aplicativos de terceiros ou instalar uma versão antiga do mensageiro para deixar seu WhatsApp desatualizado não são opções válidas, já que as ações vão aumentar a vulnerabilidade de segurança da sua conta.

Por que não consigo iniciar uma conversa por voz no WhatsApp?

O usuário pode não conseguir iniciar uma conversa por voz no WhatsApp ou não localizar o ícone do recurso no mensageiro nas seguintes situações:

  • Conversas individuais: o recurso é restrito a bate-papos coletivos com limite de número de participantes do grupo;
  • Grupos fora das especificações: caso esteja em um grupo com mais ou menos pessoas do que o limite de 33 a 256 membros;
  • Restrição do administrador: se não for administrador e os administradores do grupo restringirem o envio de mensagens por membros sem privilégios;
  • WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop: o chat por voz só está disponível para o app do mensageiro no aparelho principal;
  • Sem acesso ao microfone: caso você não permita que o WhatsApp utilize o microfone do dispositivo para recursos de voz;
  • Falha de conexão: caso você tenha problema com os dados móveis ou Wi-Fi, o que impede o funcionamento da maioria dos recursos do mensageiro;
  • WhatsApp desatualizado: se estiver usando uma versão antiga do WhatsApp que ainda não recebeu o recurso de chat por voz.

Qual é a diferença entre conversa por voz e chamada de voz no WhatsApp?

Os chats de voz são salas de bate-papo com microfone para grupos com limite de participantes entre 33 e 256 membros. Os membros do grupo são notificados via balão de mensagem e podem entrar ou sair da conversa por voz enquanto a sala estiver ativa.

Já as chamadas de voz do WhatsApp são as ligações diretas feitas ao número do contato, seja em conversas individuais ou de grupo. Nas chamadas de voz em grupo do WhatsApp, os celulares de todos os membros vão tocar quando a ligação for iniciada.

Qual é a diferença entre conversa por voz e mensagem de voz no WhatsApp?

A conversa por voz do WhatsApp é um bate-papo com microfone em tempo real voltado para grupos com 33 a 256 membros. O recurso permite que as pessoas falem e ouçam de forma simultânea, como se estivessem em uma ligação telefônica.

Já a mensagem de voz é o recurso que permite gravar áudio no WhatsApp de forma unilateral, podendo ser utilizado em conversas individuais ou de grupo. Na prática, o usuário precisa ouvir o áudio recebido e depois gravar outra mensagem de voz como resposta para a fluidez da conversa.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Temas populares