Como fazer chamadas de vídeo e voz no WhatsApp? Conheça recursos para ligações

Tutorial mostra como iniciar uma ligação por voz ou videoconferência no WhatsApp de forma gratuita; chamadas podem ser individuais ou em grupo

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 mês

As chamadas do WhatsApp permitem comunicação em tempo real, por vídeo ou voz, com outros usuários do serviço. Trata-se de uma alternativa gratuita às tarifas de ligações convencionais, desde que você tenha acesso à internet.

Para fazer uma chamada, é necessário baixar o aplicativo do WhatsApp no smartphone (Android ou iOS) ou computador (Windows ou Mac). O WhatsApp Web não suporta essa função.

O mensageiro oferece a possibilidade de fazer chamadas individuais e reuniões em grupo, que são protegidas por criptografia de ponta a ponta, assim como as conversas por texto.

A seguir, veja como começar uma videochamada ou ligação por voz no WhatsApp, e tire suas dúvidas sobre os principais recursos disponíveis na plataforma.

Como fazer uma chamada no WhatsApp pelo celular ou PC

O WhatsApp permite iniciar uma ligação por voz ou vídeo a partir de um chat individual ou em grupo. Para isso, basta tocar sobre o ícone de câmera ou telefone no topo da conversa. O passo a passo a seguir foi realizado em um iPhone, mas é semelhante nos aplicativos para Android, Windows e macOS.

1. Abra uma conversa e toque sobre os ícones de câmera ou telefone

Toque sobre o ícone de câmera para começar uma videochamada no WhatsApp com o contato ou grupo selecionado. Você também pode tocar no ícone de telefone para ligar por voz.

Captura de tela indica posição dos ícones de câmera e telefone na conversa do WhatsApp
Toque sobre os ícones de câmera ou telefone para iniciar uma chamada no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Aguarde até que o contato atenda a sua chamada

Quando a ligação começar a chamar para o contato, o WhatsApp vai exibir a mensagem “Chamando” na tela. Aguarde até que a ligação seja atendida.

Captura de tela mostra a mensagem "Chamando" na tela do WhatsApp
A mensagem “Chamando” mostra que a ligação está sendo completada (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Ative ou desative o microfone e a câmera durante a ligação

Durante a ligação, você pode ligar ou desligar o microfone e a câmera. Também é possível fazer uma captura ou compartilhamento de tela em chamadas de vídeo.

Captura de tela sinaliza controles de câmera e microfone na parte inferior da tela no WhatsApp
Controles de microfone e câmera ficam na barra inferior do app durante uma chamada (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

É possível fazer chamadas pelo WhatsApp Web?

Não. As chamadas de vídeo e voz do WhatsApp só podem ser feitas pelos aplicativos disponíveis para celular (Android e iOS) e computador (Windows e Mac). O WhatsApp Web não é compatível com o recurso de ligações.

Como alternar entre ligações de voz e vídeo no WhatsApp

Durante uma ligação por voz, você pode optar por transformar a chamada em uma videoconferência no WhatsApp. Seu contato também deverá aceitar a troca para ativar a câmera. Veja o passo a passo abaixo.

1. Em uma chamada de voz, toque sobre o ícone de câmera

Ao tocar no ícone de câmera, na barra inferior da tela, você poderá solicitar para mudar o tipo de chamada no WhatsApp.

Captura de tela mostra como alternar entre chamada de voz e vídeo no WhatsApp
Toque no ícone de câmera para alternar entre chamada voz e vídeo no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Confirme a mudança para ligação de vídeo no WhatsApp

Toque em “Mudar” na notificação que aparece na tela para confirmar que deseja mudar de ligação por voz para vídeo. É necessário que a sua câmera esteja funcionando corretamente e que o WhatsApp tenha permissão de acesso a ela.

Captura de tela mostra pop-up de confirmação para alternar entre ligação de voz e vídeo no WhatsApp
Confirme que deseja mudar de chamada de voz para videochamada no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Quais são os recursos disponíveis para chamadas no WhatsApp?

As chamadas de vídeo e voz do WhatsApp são compatíveis com recursos que facilitam a produtividade, como o modo Picture-in-Picture (PiP) e o compartilhamento de tela (em videochamadas), bem como funções de segurança e privacidade, como listamos abaixo.

  • Modo Picture-in-Picture (PiP) e ligações em segundo plano: permitem atender às chamadas enquanto outros aplicativos estão ativos na tela.
  • Compartilhamento de tela: facilita a apresentação de slides ou de outros recursos visuais em uma chamada de vídeo do WhatsApp.
  • Link de chamada: é possível criar links de acesso para as chamadas por vídeo ou voz no WhatsApp. Os links são facilmente adicionados ao calendário, copiados ou compartilhados em conversas do mensageiro.
  • Criptografia de ponta a ponta: protege as chamadas feitas no WhatsApp, impedindo que o conteúdo seja acessado por intermediários.
  • Proteção para endereço de IP: permite transmitir e redirecionar as ligações por diferentes servidores do WhatsApp para que seu endereço IP não seja divulgado ao(s) outro(s) participante(s) da conversa.

Preciso pagar para usar as chamadas do WhatsApp?

Não. O WhatsApp não cobra tarifa sobre as ligações por voz e vídeo. Entretanto, o serviço necessita de uma conexão com a internet para funcionar, o que pode consumir o plano de dados móveis contratado e gerar cobranças adicionais, caso você não esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Além disso, o consumo de internet móvel tende a aumentar consideravelmente em roaming internacional, portanto é recomendado checar valores com a sua operadora de telefonia.

Posso gravar chamadas de vídeo no WhatsApp?

O mensageiro não tem uma ferramenta nativa para gravação de reuniões na plataforma. Para gravar uma chamada no WhatsApp é necessário recorrer a aplicativos de terceiros.

Dá para adicionar mais pessoas às chamadas do WhatsApp?

Sim. Você pode adicionar manualmente outras pessoas a uma ligação individual em andamento para fazer uma chamada em grupo, basta tocar sobre o ícone de perfil com um +, na parte superior direita da tela. Também é possível criar um link para chamada no WhatsApp e compartilhar com os convidados.

Captura de tela mostra ícone para adicionar outros participantes a uma chamada no WhatsApp
Toque no ícone de perfil com + no topo direito da tela para adicionar outros participantes à chamada do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Quantas pessoas podem participar de uma chamada no WhatsApp?

O WhatsApp permite que até 32 participantes entrem em uma ligação por voz ou videoconferência ao mesmo tempo. Você pode iniciar uma chamada em grupo no WhatsApp a partir de uma conversa individual ou criar um link para a reunião, como em outros aplicativos de videochamadas (ex: Google Meet e Zoom).

Quando uma pessoa está em uma chamada no WhatsApp, ela fica online?

O mensageiro pode exibir o online quando você está uma chamada de voz ou vídeo, já que identifica a sua atividade no app. No entanto, é possível desativar esse recurso nas configurações de privacidade do WhatsApp para usar a plataforma sem ser notado.

É possível colocar uma chamada em espera no WhatsApp?

Uma chamada recebida no WhatsApp entra em espera automaticamente quando você está com outra ligação ativa no mensageiro. Entretanto, não é possível deixá-la esperando por muito tempo. Ao receber uma chamada em espera, você verá uma notificação no aplicativo, e deverá optar entre:

  • Aceitar: você passa para a chamada mais recente, encerrando a anterior automaticamente.
  • Recusar: você continua na chamada atual e a tentativa de ligação mais recente é perdida.

As ligações telefônicas recebidas durante uma chamada do WhatsApp também entram na espera e podem ser aceitas ou recusadas, de acordo com a sua preferência.

Posso saber se um contato está recebendo uma ligação WhatsApp?

Sim. Quando você inicia uma ligação no WhatsApp, o mensageiro costuma emitir o som de discagem mesmo quando a outra pessoa está sem conexão com a internet, o que pode dar a falsa impressão de que a chamada está sendo recebida. Para identificar o status da ligação, verifique a mensagem que aparece abaixo do nome ou número discado.

  • “Ligando”: a ligação não foi completada e não está sendo recebida pelo usuário.
  • “Chamando”: a chamada está sendo recebida pelo usuário, que pode optar por atender ou recusar a ligação.

Por que não consigo fazer chamadas no WhatsApp?

Problemas de conexão com a internet podem interromper ou afetar a qualidade das chamadas de voz e vídeo no WhatsApp. Certifique-se de ter uma conexão estável para realizar e receber ligações. Além disso, outros possíveis motivos para chamadas indisponíveis no WhatsApp são:

  • Aplicativo desatualizado: use a versão mais recente do WhatsApp para ter acesso aos recursos da plataforma sem restrições.
  • Microfone indisponível: verifique se o WhatsApp tem permissão para uso do microfone no seu celular, tablet ou computador durante as chamadas.
  • Câmera indisponível: verifique se o WhatsApp tem acesso à câmera do seu dispositivo ou a uma webcam externa.
  • Configurações do alto-falantes/fone de ouvido: o uso de alto-falantes pode causar ecos durante as ligações. Tente usar um fone de ouvido para evitar problemas com o retorno de áudio.
  • Restrições de alguns países: o WhatsApp informa que as chamadas não podem ser recebidas ou realizadas em determinados países, como Irã e Coreia do Norte, devido a regulamentações locais.
  • Chamadas de emergência: as chamadas do WhatsApp não são compatíveis com ligações para números de serviços de emergência, como o 190.
  • WhatsApp Web: a versão web do mensageiro não suporta chamadas de voz e vídeo. Use o WhatsApp Desktop no Windows ou Mac para fazer ligações pelo computador.
  • Grupos com mais de 32 pessoas: o WhatsApp não permite iniciar ligações de voz e vídeo em grupos com mais de 32 pessoas. Em grupos que têm até 256 membros, você pode abrir uma conversa por voz em vez de uma ligação.

Dá para impedir chamadas de um contato específico no WhatsApp?

Sim. É possível impedir ligações de um contato específico ao optar por bloquear a pessoa ou empresa no WhatsApp. Para isso, basta acessar as configurações de privacidade do aplicativo e ir até a opção “Bloqueados”. Por fim, o usuário deve ir em “Adicionar novo” e escolher o contato que deseja bloquear.

Além das chamadas, a conta não poderá interagir por mensagens individuais com o autor do bloqueio.

Vale ressaltar que bloquear alguém no WhatsApp não impede que a outra pessoa interaja com você por meio de conversas e ligações em grupo.

É possível bloquear chamadas desconhecidas no WhatsApp?

Não, só é possível bloquear números específicos. Mas dá para silenciar chamadas de números desconhecidos automaticamente. Desse modo, ainda será possível ver a chamada no histórico do WhatsApp e nas notificações, mas o celular ou outro dispositivo conectado não irá tocar ao receber a ligação.

Posso ver as chamadas perdidas no WhatsApp?

Sim. As chamadas de voz ou vídeo não atendidas ou ligações desconhecidas com o silenciamento ativo são registradas no histórico do mensageiro. Para visualizá-lo, basta acessar a tela “Ligações”.

Você pode apagar o histórico de chamadas do WhatsApp para evitar que essas informações sejam expostas, caso terceiros tenham acesso ao seu dispositivo.

Qual é a diferença entre ligação e conversa por voz no WhatsApp?

Chamadas por voz e conversas por voz são funções distintas do WhatsApp.

As ligações por voz do WhatsApp são feitas com até 32 participantes por meio do ícone de telefone. Você pode adicionar qualquer contato salvo na sua agenda a uma ligação por voz.

Já as conversas por voz do WhatsApp são um recurso exclusivo para grupos que tenham de 33 a 256 participantes. O acesso a esse tipo de chat é restrito apenas aos membros do grupo, de forma semelhante às salas de voz do Discord, por exemplo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados