Como fazer figurinhas no WhatsApp

Chega de complicação, saiba como fazer figurinhas no WhatsApp de forma oficial pelo WhatsApp Web e também por aplicativos para Android e iOS

Melissa Cruz Cossetti
Por

Você pode criar as suas próprias figurinhas no WhatsApp. O recurso está disponível oficialmente para usuários do WhatsApp Web, mas também pode ser usado por aplicativos para Android e iOS. Observe que quando você cria seu pacote de figurinhas, essas imagens se tornam públicas e os usuários para quem você enviar poderão encaminhar essas figurinhas à sua própria rede de contatos no WhatsApp.

Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)

Antes de tudo…

Antes do passo a passo é importante ressaltar que todas as figurinhas que deseja criar precisam estar conforme os termos de uso do WhatsApp.

Isso inclui não se apropriar indevidamente ou infringir direitos de privacidade, publicidade, propriedade intelectual; não incluir conteúdo ilícito, obsceno, difamatório, ameaçador, intimidador, assediador, odioso, ofensivo em termos raciais ou étnicos, ou que instigue ou encoraje condutas ilícitas ou inadequadas, inclusive a incitação a crimes violentos; ou mesmo envolvendo declarações falsas, incorretas ou enganosas.

Além disso, oficialmente o WhatsApp só permite que sejam criadas figurinhas de forma oficial pelo WhatsApp Web. Por isso, o tutorial a seguir será feito pela ferramenta da rede social.

Como criar figurinhas pelo WhatsApp Web

Tempo necessário: 5 minutos.

A ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp ainda se encontra em fases de testes e implementação, logo, pode não estar disponível para todos os usuários.

  1. Acesse a opção “Figurinhas”

    Se antes era complicado criar figurinhas para o WhatsApp, o processo agora se tornou mais simples. Clique no ícone de “Anexo” e acesse a opção “Figurinhas” no seu WhatsApp Web;

  2. Selecione e edite a imagem

    Na sequência é preciso que você selecione a imagem que deseja usar. A ferramenta ainda permite que você faça edições ou escreva na figurinha antes de enviar, basta acessar as opções localizadas acima da imagem; para enviar, basta clicar no ícone abaixo; ⁣Como fazer figurinhas

  3. Envie para seus amigos

    Pronto! Agora você já pode enviar para seus amigos, além de salvar novas figurinhas;Como fazer figurinhas

Criando figurinhas em aplicativos externos

Você pode fazer isso sem o mínimo de experiência em programação usando os aplicativos “Criar figurinhas para WhatsApp – WAStickerApps” para Android ou o “WSticK” no iOS (iPhone).

Por esses aplicativos, é possível retirar o fundo de uma foto sem esforços, além de redimensionar os tamanhos automaticamente colocando as imagens no formato e tamanho exato para o app. Veja como:

  1. Baixe o aplicativo “Criar Figurinhas para WhatsApp” no Android;
  2. Toque em “Novo Pacote”;
  3. Dê um novo ao kit e inclua seu nome como autor;
  4. Toque em “Criar”.

Agora você vai precisar adicionar as imagens. Para ser aceito, pacote precisa ter ícone e no mínimo três figurinhas (podem ser iguais) e no máximo 30 figurinhas. Ao tocar em “+” você deve adicionar imagens para virar stickers, escolha algumas para começar.

Transformando fotos e imagens em stickers do WhatsApp

  1. Toque em “+” para adicionar uma foto;
  2. Escolha a imagem nas suas pastas do celular;
  3. Toque em “Apagar fundo”;
  4. Note que haverão dois pontos vermelhos:
    o primeiro é o controle e o segundo é o pincel;
  5. Você pode redimensionar o tamanho do pincel para menor ou maior;
  6. Faça com cuidado, mas se errar é possível voltar até o último movimento;
  7. Terminado com o fundo, redimensione a foto, se necessário e salve.

Você vai precisar fazer isso de sticker em sticker e pode ser bem demorado, reserve algum tempo para isso. Se as imagens já estiverem sem o fundo, fica tudo mais fácil.

Adicionando o seu pacote de figurinhas no WhatsApp

Ao final das edições, toque em “Salvar”. Você receberá uma mensagem “O pacote foi salvo com sucesso”. Na página inicial do app de criar stickers, o seu pacote vai aparecer com o nome que você deu e o nome do autor, no caso você. Note que há um sinal d “+” ao lado do seu pacote. Toque neste sinal e adicione o pacote ao WhatsApp.

As figurinhas irão para o seu WhatsApp (não consegui encontrá-las buscando na Google Play ou dentro do aplicativo). Mas, uma vez enviadas, ganham o mundo, lembre-se.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados

Relacionados