WhatsApp agora permite criar e editar figurinhas pelo próprio app

Recurso já estava disponível no WhatsApp Web e chega ao iPhone; editor de figurinhas nativo ainda não está disponível para Android

Lucas Braga
Por
WhatsApp
WhatsApp para iOS ganha editor de stickers nativo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp permite que você se comunique por texto, emojis, áudios, vídeos, e, mais importante: figurinhas. O serviço de mensagens mais popular do Brasil ganhou um editor de stickers integrado no aplicativo para celular, e permite criar ou alterar figurinhas sem precisar de soluções de terceiros.

O recurso já estava disponível no WhatsApp Web desde 2021, e finalmente chegou na versão para iPhone. A atualização pode levar alguns dias para abranger todos os usuários.

A empresa não revelou quando a função será disponibilizada no Android. Se esse é o seu caso, terá que continuar criando figurinhas à moda antiga.

Criador de figurinhas do WhatsApp oara iOS
Criador de figurinhas do WhatsApp para iOS (Imagem: Divulgação/Meta)

Com o novo recurso, criar uma figurinha fica muito mais fácil, uma vez que não é mais necessário sair do WhatsApp para copiar imagens da galeria ou utilizar aplicativos de terceiros.

A função faz recorte de fundo de forma automática, e permite personalizar a nova figurinha com texto, emoji, desenhos ou até mesmo outros stickers. Você poderá selecionar qualquer imagem que esteja salva no seu celular ou computador.

Como criar e editar figurinhas no próprio WhatsApp

O funcionamento da ferramenta é bem simples:

  1. Abra a bandeja de figurinhas
  2. Clique no ícone “+”, na função “Criar suas próprias figurinhas”.
  3. Caso queira, personalize a nova figurinha com textos, emojis, desenhos ou até mesmo outras figurinhas existentes.
  4. Conclua e compartilhe a figurinha nas suas conversas.

Também é possível editar uma figurinha existente. Nesse caso, basta escolher o sticker na bandeja, pressionar e segurar a figurinha e selecionar a opção “Editar sticker”.

Para os usuários de iPhone, há uma ressalva: a ferramenta de criação de figurinhas dentro do próprio WhatsApp estará disponível para quem possui iOS 17 ou superior.

Quem utiliza o iOS 17 ou outra versão mais antigas não poderá criar figurinhas a partir de imagens, somente editar stickers existentes.

Relacionados