Microsoft libera código-fonte completo do MS-DOS 4.0

Código-fonte inteiro do histórico MS-DOS 4.0 está disponível sob licença aberta MIT e inclui versões beta do projeto

Emerson Alecrim
Por
Disquetes do MS-DOS 4.0 beta (imagem: divulgação/Microsoft)
Disquetes do MS-DOS 4.0 beta (imagem: divulgação/Microsoft)
Resumo
  • A Microsoft liberou o código-fonte do MS-DOS 4.0, sistema operacional lançado em 1986, em parceria com a IBM.
  • A iniciativa surgiu após o pesquisador Connor Starfrost sugerir a liberação, resultando na combinação de binários beta não lançados e arquivos originais para a liberação pública.
  • O MS-DOS 4.0 é notável por suas inovações, como o gerenciamento aprimorado de memória RAM e uma interface de menu gráfico, apesar de suas limitações com mais de 640 KB de memória.
  • O código do MS-DOS 4.0 está disponível sob a licença MIT no GitHub, permitindo acesso, modificação e distribuição livre.

A Microsoft abriu o código-fonte do MS-DOS 4.0, sistema operacional lançado em 1986 e que esteve presente em muitos computadores pessoais fabricados nos anos seguintes. A iniciativa é resultado de uma parceria com a IBM, que desenvolveu algumas partes do código do projeto.

Os esforços para liberar o código do MS-DOS 4.0

De acordo com a Microsoft, a iniciativa surgiu depois que um pesquisador inglês de nome Connor Starfrost contatou Ray Ozzie, ex-diretor técnico da companhia. Starfrost trabalha para documentar a relação entre os sistemas operacionais DOS 4 (ou IBM DOS 4.0), MT-DOS e OS/2, e achou que Ozzie poderia ajudá-lo.

Ray Ozzie acabou encontrando em seu arquivo pessoal binários beta não lançados do MS-DOS 4.0 que foram enviados a ele em sua passagem pela Lotus. Enquanto isso, Starfrost contatou a Microsoft Open Source Programs Office (OSPO) para tratar da sua ideia de liberar publicamente o código-fonte de projetos que envolvem o DOS 4.

Os binários de Ozzie foram juntados com o código-fonte do MS-DOS 4.00 (mais conhecido como MS-DOS 4.0) encontrado nos arquivos da Microsoft. O pacote foi liberado junto com PDFs de documentação e imagens de disco fornecidos por arquivistas e entusiastas de softwares antigos.

O sistema operacional liberado funciona perfeitamente. A Microsoft conta que, antes da liberação, testou o MS-DOS 4.0 com sucesso em um IBM PC XT original, em um computador com processador Pentium e nos emuladores PCem e 86Box.

Interface do MS-DOS 4.0 (imagem: reprodução/Connor Starfrost)
Interface do MS-DOS 4.0 (imagem: reprodução/Connor Starfrost)

O icônico, mas controverso MS-DOS 4.0

O MS-DOS 4.0 é um capítulo importante na história da Microsoft. Contudo, a parceria com a IBM foi um tanto conturbada na década de 1980, o que levou ao surgimento de duas versões do sistema operacional: o IBM DOS 4.0 e o MS-DOS 4.0.

A versão da Microsoft trouxe recursos notáveis para a época, como gerenciamento aprimorado da memória RAM, uma interface de menu gráfico mais amigável (ainda que baseada em texto) e suporte para multitarefa preemptiva (o sistema operacional executa mais de uma tarefa, mas alternando entre elas periodicamente).

Apesar de ter avanços relevantes, o MS-DOS 4.0 teve algumas limitações que contribuíram para essa versão não ser tão popular quanto as antecessoras. Uma delas era a incapacidade do sistema operacional de lidar com mais de 640 KB de memória RAM, caraterística herdada do MS-DOS 3.0.

Código do MS-DOS 4.0 está sob licença MIT

O código-fonte do MS-DOS 4.0 está disponível no GitHub sob uma licença aberta MIT. Ela permite que o código seja acessado, modificado e distribuído sem restrições.

O pacote inclui parte do código-fonte do MT-DOS, uma versão inicial do MS-DOS 4.0 que se diferenciava por introduzir o conceito de multitarefa. A Microsoft conta no anúncio oficial que o código completo dessa versão não foi encontrado.

Ao acessar a página do projeto no GitHub, você vai notar que os códigos-fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 também estão disponíveis por ali. Não estranhe. A Microsoft liberou publicamente os códigos desses projetos há dez anos.

A OSPO continuará explorando os arquivos da Microsoft e promete atualizar o pacote liberado se encontrar mais código antigo relevante para a iniciativa.

Receba mais sobre MS-DOS 4.0 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados