O que é código-fonte?

Instruções básicas programadas para qualquer software; descubra o que é código-fonte e qual a importância do conceito

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é código-fonte? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tudo que executa uma função após ser programado tem como guia a lógica principal de suas instruções. Veja abaixo, o que é código-fonte e como esse conceito está ligado ao dia a dia de todos os usuários de softwares e apps. O conceito de código-fonte remete a estrutura de criação de tudo que é programável através de linguagens que dão forma a criatividade dos amadores e profissionais de tecnologia.

A definição de fonte codificada

O código-fonte é a origem de um programa de computador. É constituído por declarações, instruções, funções, loops e outras definições, que atuam como guias para o software saber como operar.

Os programas podem conter um ou mais arquivos de texto de código-fonte, que podem ser armazenados no disco rígido de um computador, em um banco de dados ou impressos em livros de fragmentos de código.

Resumindo, é o conjunto de instruções e declarações escritas por um programador usando uma linguagem de programação de computador. Este código é traduzido para a linguagem de máquina por um compilador quando este estiver ativo. O código traduzido é conhecido como código-objeto.

Qual a importância do código-fonte

É o componente fundamental de um programa de computador criado por um programador. Além disso, pode ser lido e facilmente compreendido por um ser humano que conheça a linguagem.

Quando um programador digita uma sequência de instruções da linguagem de programação bloco de notas do Windows, por exemplo, salvando a sequência como um arquivo de texto, diz-se que o arquivo de texto contém o código-fonte.

Sem dúvida nenhuma, a maior importância está na possibilidade de qualquer indivíduo que entenda a linguagem possa decifrar o código-fonte e fazer eventuais melhorias ou correções de erros.

Código-fonte aberto e fechado

Os códigos-fonte fechados são de propriedade das empresas que comercializam os programas. Tem por objetivo proteger a propriedade intelectual e evitar que pessoas mal intencionadas tornem seus produtos mais vulneráveis.

As versões abertas carregam as boas intenções da computação, que além de fornecer a base para a criação de software, o código-fonte também tem como propósito permitir que usuários habilidosos com acesso a ele façam personalizações.

Outros desenvolvedores podem usa-lo para criar programas semelhantes para outras plataformas operacionais — uma tarefa que seria mais dificultada sem esse acesso.

O acesso também permite que os programadores contribuam com sua comunidade, seja por meio do compartilhamento de código para fins de aprendizado ou da reciclagem de partes dele para outros aplicativos.

Com informação: Techopedia, Techtarget.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados