Por que o código de segurança do WhatsApp muda?

O aplicativo altera o código de segurança quando alguém troca de aparelho ou reinstala o WhatsApp; você pode ser avisado configurando o mensageiro

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
Logotipo do WhatsApp
Por que o código de segurança do WhatsApp muda? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O código de segurança do WhatsApp é uma maneira de garantir que todas as conversas no app — tanto por texto como por áudio e vídeo — sejam completamente criptografadas. É um código único para cada conversa que você possui no mensageiro. Às vezes, esse código pode mudar sozinho, e é por isso que existe a opção de receber um alerta quando a troca acontece. Veja abaixo, por que o código de segurança do WhatsApp muda e como ser notificado.

A mudança do código de segurança do WhatsApp acontece em duas situações: quando você ou seu amigo reinstalam o app do WhatsApp, ou quando alguém troca de aparelho.

Ao receber o alerta, considere entrar em contato com a pessoa — de preferência por outro aplicativo — e perguntar se foi realmente ela quem reinstalou o WhatsApp ou trocou de celular. Assim, será possível identificar um roubo de aparelho ou uso indevido do número em questão.

E fique tranquilo: o código não é uma senha ou chave. Ele só pode ser compartilhado na conversa a qual está atrelado e é sempre mantido em segredo pelo software.

Na janela de detalhes do contato no aplicativo, você poderá visualizar o código, disponível em QR Code ou como uma sequência de 60 dígitos. Os participantes da conversa podem compartilhá-lo na própria janela para garantir que a criptografia de ponta a ponta esteja acontecendo — se os códigos compartilhados forem iguais, está tudo certo.

A criptografia é importante, pois garante que ninguém tenha acesso ao conteúdo das conversas, nem mesmo a equipe do WhatsApp. 😉

Como receber o alerta

Há uma opção para habilitar o alerta o código de segurança de alguma conversa é alterado. Tanto no sistema iOS quanto no Android o processo é o mesmo, com a configuração sendo feita no aplicativo do WhatsApp: entre no WhatsApp > toque em “Configurações” > “Conta” > “Segurança” > habilite o botão “Mostrar notificações de segurança neste aparelho”.

screenshot telas whatsapp

Pronto! Agora você será avisado caso haja alguma alteração.

Com informações: WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados