Adeus, Calibri: Microsoft começa a liberar a Aptos, “nova” fonte padrão do Microsoft 365
Depois de 16 anos, a fonte Calibri não será mais a fonte usada por padrão ao abrir um novo arquivo nos programas do Microsoft 365; Aptos era chamada de Bierstadt
A Microsoft começou nesta quinta-feira (13) a liberar a Aptos como nova fonte padrão para o Microsoft 365. Em breve, todos os usuários dos seus programas, como Word, Excel, Outlook e PowerPoint, terão a fonte Aptos predefinida para iniciar seus textos — isso se você não alterou o padrão dos softwares.
Aptos, antiga Bierstadt, é inspirada em fontes dos anos 50
A Microsoft explica no site oficial da divisão de design que a Aptos é inspirada no Estilo Suíço, um estilo de design nascido na Suíça — nome bem objetivo. Assim como a Calibri, a Aptos não possui serifas, que são pequenos detalhes nas pontas das letras. O melhor “contra-exemplo” de fonte serifada é o clássico Times New Roman.
O criador da Aptos é Steve Matteson, designer que é figurinha carimbada em alguns projetos visuais da Microsoft. Matteson desenvolveu as famílias de fontes Windows TrueType, Segoe (usada pela empresa no seu logotipo e materiais de divulgação) e Segoe UI. Esta última usada pela Microsoft na interface do Windows, o que explica o UI do seu nome: user interface (interface do usuário, tradução direta).
Na publicação, a Microsoft cita as outras quatro fontes que foram mostradas em 2021 também ficarão entre as fontes fixadas no menu de fontes. A atualização que coloca a Aptos como fonte padrão será liberada primeiramente nos serviços online do Microsoft 365. Mesmo assinando o serviço, a Aptos não é escolhida por padrão ao abrir um programa — e ainda está como Bierstadt.
Mas o que muda entre Calibri e Aptos?
Como este que vos escreve é o inimigo da estética (eu usava Comic Sans laranja no MSN), pedi para Vitor Pádua, o autor das belas artes que você vê aqui no Tecnoblog, comentar as diferenças entre a velha e a nova fonte padrão.
“[…] ambas as fontes são sans-serif moderna, ou seja, voltadas principalmente para o uso digital (telas). A grande diferença que notei entre as duas famílias tipográficas é a sua forma. A Calibri tem proporções mais arredondadas e equilibradas. Já a Aptos tem uma forma mais geométrica e, consequentemente, mais quadrada. Ela tem mais variações de peso e estilos também.”
Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.