Agora dá para criar documentos do Office no metaverso de Zuckerberg
Meta Quest finalmente recebe Microsoft 365, pacote de programas que era chamado de Office; usuários já podem abrir um Excel no headset
Meta Quest finalmente recebe Microsoft 365, pacote de programas que era chamado de Office; usuários já podem abrir um Excel no headset
O Microsoft 365 foi liberado nos óculos de realidade virtual/mista Meta Quest. Com isso os usuários do headset já podem utilizar o Word, Excel e PowerPoint no headset da Meta. A versão do Microsoft 365 para o Quest foi anunciada em 2022, mas só agora chegou no metaverso de Mark Zuckerberg.
Para quem não está familiarizado com o Microsoft 365, vamos relembrar que este é o novo nome do Microsoft Office. A big tech de Bill Gates trocou o nome do seu pacote de programas de trabalho no ano passado. Ao levar o Microsoft 365 para os headsets Quest, Mark Zuckerberg segue a sua previsão de que monitores serão substituídos por óculos VR — algo que ele disse no Connect 2022, quando anunciou a maior integração entre seu dispositivo e os serviços da dona do Windows. Mas você seguirá abrindo monitores dentro do Quest.
O programa Microsoft 365 está disponível nos seguintes headsets da Meta: Oculus Quest, Quest 2, Quest Pro e Meta Quest 3. No entanto, apenas o pacote Office clássico, com Word, Excel e PowerPoint é compatível com esses óculos VR. Se você tinha vontade de usar o OneNote ou o Forms nesse dispositivo, sinto muito, você precisa esperar.
O lançamento do Microsoft 365 para os óculos Quest é um grande salto para o equipamento da Meta. O headset ganha mais um público que pode usá-lo profissionalmente, somando àqueles que trabalham com o Quest em áreas na qual simulações em realidade mista são importantes. E claro, o headset também é usado para jogos e atividades físicas (como mostra o trailer do Quest 3).
Todavia, parafraseando o colega Josué de Oliveira, ninguém nunca disse “oba, vou abrir o Excel no metaverso”. A chegada do Microsoft 365 para os headsets Meta Quest preparam os dispositivos para um possível futuro em que eles realmente substituíam monitores e computadores. Falando por mim, prefiro seguir abrindo o Word com o PC e deixar o Quest para jogos de corrida — mesmo que eu não tenha um headset VR.
Com informações: Engadget e Android Central