Apple suspende venda de alguns Apple Watch nos Estados Unidos
Disputa judicial interfere na comercialização do Watch 9 e do Ultra 2. Medida não afeta mercado brasileiro.
Disputa judicial interfere na comercialização do Watch 9 e do Ultra 2. Medida não afeta mercado brasileiro.
A Apple suspenderá a venda de dois modelos de Apple Watch nos Estados Unidos a partir desta semana. Em comunicado ao site 9to5Mac, a big tech confirmou que o Apple Watch 9 e o Apple Watch Ultra 2 serão removidos das suas lojas (online e física) por tempo indeterminado. O motivo dessa decisão é a disputa judicial da Apple com a Masimo pela patente do oxímetro dos dispositivos.
A suspensão segue uma ordem da Comissão de Comércio Exterior (ITC, sigla em inglês) dos Estados Unidos, que proibiu a importação dos modelos para o país. A Masimo acusa a Apple de roubo de informações e contratações indevidas de seus funcionários antes do lançamento do Apple Watch.
A suspensão das vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 começa a valer no dia 21 de dezembro, a partir das 17h no horário de Brasília, para os pedidos online. As vendas nas lojas físicas serão interrompidas depois de 24 de dezembro.
Após a ITC pedir a suspensão das vendas, o que aconteceu em 26 de outubro, somente uma revisão presidencial dentro de 60 dias poderia reverter a decisão. No entanto, o governo de Joe Biden não se pronunciou sobre o caso e tem até o dia 25 para vetar a suspensão. A Apple escolheu não esperar e acatou a ordem da ITC.
Depois do dia 25, a big tech também está proibida de vender os Apple Watches para lojistas. A empresa comunicou que a suspensão afeta somente o Watch Series 9 e Ultra 2 por serem os modelos com recurso de monitoramento de oxigênio no sangue.
Em outras lojas, as vendas seguirão até acabarem os estoques — ou até que decisão da ITC seja revertida. A suspensão não afeta o Brasil nem outros países onde a Apple está presente. O modelo chegou ao mercado doméstico por preços a partir de R$ 4.999.